terça-feira, novembro 30, 2021

"O IRÃO SÓ ESTÁ A TENTAR GANHAR TEMPO" - AFIRMOU LAPID AO PRESIDENTE MACRON

Em reacção às conversações sobre o programa nuclear iraniano ontem recomeçadas em Viena após um intervalo de 6 meses, o ministro israelita para as Relações Exteriores Yair Lapid visitou Londres e Paris nestes 3 últimos dias, encerrando este périplo com uma longa conversa com o presidente francês Emanuel Macron.

Lapid afirmou a Macron que o Irão está simplesmente a querer ganhar tempo nas conversações de forma a continuar a fazer progresso no seu programa nuclear e a tentar ver-se livre das actuais sanções económicas que lhe foram impostas. O ministro israelita acrescentou ainda que é vital estabelecer-se um plano B para o caso das actuais conversações falharem. 

"Depois de muitos anos, a posição de Israel está sendo ouvida, e ela é firme: As sanções ao Irão não podem ser retiradas. Elas devem pelo contrário ser mais apertadas, deve ser aplicada uma ameaça militar credível, pois só assim eles irão parar a corrida nuclear."

Macron e Lapid abordaram ainda a expansão das relações bilaterais na esfera económica e da segurança entre os dois países. 

Shalom, Israel!


Sem comentários: