terça-feira, outubro 17, 2006

PLANEADA SINAGOGA PARA O MONTE DO TEMPLO


Uri Ariel, membro do parlamento israelita (knesset), está a esboçar planos para a construção de uma sinagoga no Monte do Templo, o local mais sagrado do Judaísmo, e o 3º mais sagrado do islão. O rei da Jordânia planeia também construir ali um 5º minarete, com a permissão das autoridades de Israel.
A sinagoga seria construída na esplanada do templo, mas num local que não tem estado sob disputa, portanto fora das áreas que requerem imersão e outras preparações respeitantes à lei judaica. Ariel diz que a sinagoga não alteraria a situação actual no monte, onde estão construídas as mesquitas de El Aqsa e o Domo da Rocha.
"Isto não é uma idéia nova - vincou Ariel - tem sido trazida e considerada inúmeras vezes desde a Guerra dos Seis Dias em 1967, em que a esplanada foi liberada da ocupação jordaniana."
O plano será submetido para aprovação ao município de Jerusalém e ao Comité para o planeamento e construção. Ariel diz que todos os aspectos do plano serão submetidos a altos eruditos da Lei (Torah) para aprovação.
Ariel lembra que todas as decisões do Supremo Tribunal de Israel respeitante aos assuntos relacionados com o Monte do Templo têm dado o reconhecimento a todo o Judeu de poder orar no Monte. "Isto é a rectificação de uma injustiça histórica, muito mais importante do que o transporte para Israel dos ossos dos filhos de Theodore Herzl, tal como aconteceu recentemente, segundo a vontade dele."
"Desde a destruição do Santo Templo, a perda da nossa independência e o início do nosso exílio e opressão durante a destruição do segundo templo que a presença judaica no local do nosso templo tem sido sempre um mero símbolo. Os romanos, os bizantinos e os cruzados expulsaram-nos e impediram os judeus de entrarem em Jerusalém, porque não suportavam a idéia de permitir a nação judaica servir ao seu Deus neste local sagrado. Esta sinagoga não interferirá com os crentes muçulmanos que queiram orar na mesquita de El Aqsa. Pelo contrário, será uma oportunidade para o mundo muçulmano demonstrar e provar que é suficientemente tolerante."

Sabemos pelas profecias que a disputa pela posse e ocupação do Monte do Templo será provavelmente o rastilho para o conflito final que levará Israel a ser cercada pelos inimigos. Só Deus sabe quando...

Shalom, Israel!

Sem comentários: