sábado, dezembro 30, 2006

AS ÚLTIMAS PALAVRAS DO DITADOR


"A Palestina é árabe!" - Foram estas as últimas palavras do ditador Saddam Hussein, executado esta manhã por enforcamento. Estas palavras tocaram no coração de muitos palestinianos, especialmente daqueles que em 1991 esperavam que o "amigo" Saddam conseguiria destruir Israel com o lançamento dos famosos 39 scuds, durante a 1ª guerra do Golfo.
Saddam esqueceu-se que "com Deus não se brinca", por isso qualquer ataque ao Seu povo levará mais tarde ou mais cedo a uma retaliação contra os seus autores.
Os residentes de Belém lamentaram a morte de Saddam bebendo café e recordando a Guerra do Golfo.
Fotos em que o "carniceiro de Baghdad" aparecia junto com o "amigo" Yasser Arafat foram penduradas por todo o lado, tanto em Gaza como na Margem Ocidental.
No Sábado de manhã, os cidadãos do Iraque e do mundo inteiro receberam a notícia de que "o criminoso Saddam foi enforcado". O tirano governou o Iraque entre 1979 e 2003, morrendo às 5 da manhã, na presença de várias testemunhas do governo iraquiano e de um clérigo muçulmano.
Saddam, por seu lado, não esqueceu os palestinianos nos últimos momentos de vida. Imediatamente antes de a corda lhe ser colocada à volta do pescoço, ainda clamou: "Allah é grande! Viva a nação iraquiana! A Palestina é árabe!"
Fontes iraquianas presentes na execução disseram que funcionários do gabinete do primeiro ministro iraquiano começaram a celebrar e a dançar à volta do corpo do ditador.
Líderes do Hamas consideraram esta morte como "um assassinato político".
Muitos ainda se lembram das celebrações e cânticos de muitos palestinianos quando caíram os primeiros scuds sobre Israel: "Saddam, ataca Tel Aviv!"
O ditador tornou-se também popular entre os palestinianos quando da última Intifada, em que prometeu transferir 25 mil dólares para cada família em que houvessem mortos nos ataques contra Israel.
A morte de Saddam, contestada por muitos, inclusivamente pelo Vaticano, não terá certamente sido a melhor solução para julgar o criminoso. Aliás, a morte por enforcamento fará dele um mártir, e isso poderá produzir mais combustível para uma fogueira já demasiado acesa no Médio Oriente.
Shalom, Israel!

1 comentário:

Marlene Maravilha disse...

Sim, sim. Shalom Israel.
voltarei com mais calma ao teu blog. Estou só passeando, mas quero ver mais.
Abraços e um 2007 cheio de conquistas e vitórias, paz e amor.