terça-feira, dezembro 26, 2006

EMBAIXADORES EUROPEUS REUNEM-SE EM JERUSALÉM

A ministra dos Negócios Estrangeiros israelita, Tzipi Livni, convocou ontem uma conferência em Jerusalém com todos os embaixadores europeus em Israel, com a participação de 32 enviados, representando 36 países da Europa Ocidental, central e de leste.
Durante a conferência, os embaixadores manterão conversações com o primeiro-ministro, a ministra dos Negócios Estrangeiros, o responsável pelas forças de segurança de Israel, o director da Mossad (serviços secretos), o responsável do comité da energia atómica, o director-geral das relações exteriores e o procurador geral.
Esta conferência vai ter lugar numa altura em que há uma significativa melhoria nas relações entre Israel e a Europa. Nos últimos dois anos tem havido um permanente diálogo estratégico-político entre Israel e a Europa. Este diálogo envolve muitos assuntos, entre os quais estão o assunto do Irão nuclear.
Apesar disso, o incremento das relações e o crescente grau de compromissos entre a Europa e Israel têm feito pouco para melhorar a opinião pública dos europeus em relação a Israel. A representante dos Negócios Estrangeiros diz que este assunto é o mais difícil e complicado desafio que Israel e os embaixadores europeus têm de encarar.
Além das conferências, um dos dias do evento será dedicado a uma visita à cidade mártir de Sderot, que incluirá a visita e reuniões com chefias militares. Os embaixadores encontrar-se-ão com o presidente da câmara, visitarão escolas e falarão com alunos locais. Visitarão ainda a fábrica Of-Kor, que emprega novos imigrantes e onde um trabalhador foi recentemente morto por um míssel Kassam.
Sem dúvida que um dos objectivos desta conferência é tentar mostrar à Europa a realidade dos factos e levar os países europeus a terem uma melhor compreensão sobre quem realmente deseja a paz e quem não a respeita. Hoje mesmo um foguete atingiu 2 crianças israelitas, ferindo-as com certa gravidade, levando os israelitas a exigir ao governo que actue de vez contra esta violação do cessar fogo por parte dos terroristas.
Espero bem que a Europa comece a ver Israel com outros olhos, e que a verdade dos factos seja o suficiente para que os palestinianos deixem de ser os "coitadinhos" que tanta pena provocam à Europa esquerdista...
Shalom, Israel!

Sem comentários: