quinta-feira, fevereiro 08, 2007

TENSÃO NA ESPLANADA DOTEMPLO


Esta Sexta-Feira poderá ser tensa, sendo o dia da oração semanal dos muçulmanos escolhido para o ajuntamento de milhares de fiéis na esplanada do templo, no coração de Jerusalém. Os últimos dias têm visto um crescendo das tensões, devido às escavações arqueológicas junto à esplanada, para a construção de uma ponte que conduza da ponte Mugrabi até à esplanada. Ontem mesmo a polícia israelita prendeu o sheikh Raed Salah, líder do Movimento Islâmico em Israel, por ter tentado entrar à força no local das escavações arqueológicas. Pior ainda foi o facto de ele ter apelado a uma intifada contra os israelitas envolvidos no projecto. Nestes 2 últimos dias têm também havido restrições à entrada de muçulmanos na esplanada.
Os arqueólogos têm tido todo o cuidado em não afectar o local das mesquitas, uma vez que só tentam preservar e salvaguardar os artefactos de interesse encontrados no local das escavações realizadas para a construção da rampa de acesso. Hoje mesmo Israel montou câmaras para gravar todo o trabalho e actividades de forma a que o mundo possa ver que o trabalho não afecta em nada os locais islâmicos.
De cada vez que algo acontece neste local tão tenso, vêm logo à mente imagens do Armagedon. Muitos crêm que aqui começará o conflito final. Um dia vai mesmo acontecer...
Shalom, Israel!

Sem comentários: