domingo, junho 07, 2009

ISRAEL ABRE MUSEU LIGADO À PESSOA DE JESUS CRISTO

Israel inaugurou o seu primeiro museu de mosaicos antigos relacionados com o Cristianismo no local conhecido como "Estalagem do Bom Samaritano", no caminho entre Jerusalém e Jericó, próximo à localidade de Ma'aleh Adumim.
O agora chamado "Museu do Bom Samaritano" foi inaugurado na passada Quinta-Feira à noite após 9 anos de extensas escavações no local.
A dedicação oficial deste museu, que custou perto de 2 milhões de euros e que mostra mosaicos da Margem Ocidental e de Gaza, coincidou com a visita histórica de Obama ao Médio Oriente para estabelecer laços de amizade com o mundo islâmico.
Segundo palavras ditas pela ocasião da inauguração, a presença do museu é também um sinal da ligação histórica de Israel àquela região.
"A abertura deste sítio arqueológico tão importante é uma afirmação clara e significativa de que não abandonámos estas terras e de que não cessaremos de sublinhar as nossas raízes nacionais e históricas nestas regiões" - afirmou o porta voz do Knesset no seu discurso inaugural.
O Ministro do Turismo, também presente, afirmou a sua esperança de que este sítio arqueológico, cuja entrada é gratuita, se torne numa grande atracção turística para os cristãos que visitam Israel.
"Acredito que este local se vai tornar num centro de peregrinação para milhões de cristãos do mundo inteiro" - afirmou o Ministro Misezhnikov.
O sítio, conhecido como "Estalagem do Bom Samaritano" recebeu este nome durante o período bizantino, quando foi identificado com a estalagem mencionada na parábola do "bom samaritano" no Novo Testamento.
Durante esta última década os arqueólogos têm escavado e descoberto ruínas pertencentes ao período do Segundo Templo, portanto os dias de Jesus.
Durante o período bizantino o local foi reconstruído como estação de paragem para os peregrinos cristãos, e foi construída uma estalagem que incluía uma grande igreja, uma cisterna, espaços residenciais e uma fortaleza para proteger os peregrinos dos ladrões e malfeitores.
No tempo dos Cruzados, com a expansão das peregrinações até Jericó, e especialmente aos locais de baptismo no rio Jordão, a estalagem foi renovada e erigida uma fortaleza sobre a mesma para proteger o caminho até Jerusalém.
Os mosaicos expostos no museu foram descobertos na Margem Ocidental e em Gaza e pertencem a sinagogas judaicas e samaritanas, incluindo um mosaico de uma sinagoga em Gaza, e ainda a igrejas cristãs.
A mistura de mosaicos no museu - que está dividido numa exposição exterior e numa interior - foi inspirada pela história do Bom Samaritano e representa membros de três fés diferentes: os Judeus, Jesus e um Samaritano, o qual realiza uma obra de misericórdia.
A Pessoa de Jesus e Seus ensinamentos tornam-se cada vez mais conhecidos em Israel e certamente que a abertura deste museu abrirá portas ao conhecimento e mais ainda à fé que muitos precisam de depositar em Jesus, o maior Judeu de sempre!
Shalom, Israel!

Sem comentários: