terça-feira, julho 07, 2009

ARQUEÓLOGOS ISRAELITAS DESCOBREM ANTIGA PEDREIRA EM JERUSALÉM

Arqueólogos israelitas acreditam que a pedreira descoberta recentemente em escavações perto de Jerusalém fazia parte de uma grande "rede" de pedreiras utilizadas por Herodes o Grande.
A pedreira descoberta é supostamente aquela de onde o rei Herodes mandou extrair as pedras para a construção do Templo há 2 mil anos atrás. Pelo menos é assim que a "Autoridade para as Antiguidades Israelitas" crê.
As maiores pedras extraídas da pedreira teriam medido três metros de comprimento por dois de largura e dois de altura.
Os arqueólogos informaram que o tamanho das pedras indica que elas poderiam ter sido utilizadas na construção do recinto do Templo, incluindo o Muro Ociental (Muro das Lamentações).
"As dimensões das pedras produzidas na pedreira agora descoberta são adequadas para os muros do Templo" - disse Ofer Sion, director da escavação.
A escavação realizada desde há duas semanas, antes do início de uma obra de construção de apartamentos no local trouxe também à luz peças de barro, moedas e aquilo que parecem ser ferramentas utilizadas na pedreira, e que datam do 1ºséculo a.C.
Herodes foi o rei nomeado pelos romanos para a Terra Santa entre os anos 37 a.C e o ano 4 d.C. e ficou conhecido pelas suas gigantescas obras de construção, incluindo a reconstrução do Templo judaico. Foi contemporâneo de Jesus no Seu nascimento em Belém. O segundo Templo foi destruído no ano 70 pelas legiões romanas, a seguir a uma revolta judaica.
A escavação está quase completa, dando depois lugar à construção dos apartamentos.
Estas situações acontecem regularmente em Israel e muitas vezes as escavações feitas para a construção de prédios acabam por produzir um rico manancial de tesouros arqueológicos de valor incalculável. Estes últimos meses têm sido férteis em tais achados.
Shalom, Israel!

1 comentário:

Ruben Fontoura disse...

Perante tal achado, não se compreende que mantenham a construção dos apartamentos. Não há mais terreno livre?