quarta-feira, janeiro 27, 2010

"NUNCA MAIS!"


Num discurso histórico em pleno parlamento alemão, neste Dia Internacional do Holocausto, o presidente de Israel abordou os perigos do passado e do presente, focando a sua atenção no programa nuclear iraniano: "Não se podem mais ignorar ditadores sedentos de sangue que se escondem atrás de máscaras de demagogia e que vociferam slogans de matança" - proclamou, enfatizando ainda que "é necessária paz para evitar outro Holocausto".
Este discurso histórico foi proferido esta tarde perante os parlamentares do Bundestag alemão, exactamente 65 anos depois do fim da 2ª Guerra Mundial.
O parlamento alemão ouviu a tradução do discurso pronunciado em hebraico. Peres fez a oração Kadish em honra às vítimas do Holocausto, que incluíram os seus próprios avós que foram queimados vivos dentro da sinagoga da cidade natal.
"No estado de Israel e no resto do mundo os sobreviventes do Holocausto estão lentamente a retirar-se do mundo dos vivos. O seu número é diariamente reduzido. Ao mesmo tempo, os que estiveram envolvidos na obra mais trágica do mundo - o genocídio - ainda estão vivendo em solo alemão. Por favor façam tudo o que puderem para os levar à justiça" - pediu Peres.
"Como israelita, lamento o trágico atraso no estabelecimento do estado judaico, o que deixou o meu povo sem um abrigo de descanso. Não posso aceitar a perda de um milhão e meio de crianças - o maior potencial humano criativo que poderia ter mudado o destino de Israel. Estou orgulhoso com o reavivamento de Israel, que é a resposta moral e histórica à tentativa para aniquilar o povo judeu da face da terra" - disse o presidente.
Shalom, Israel!

Sem comentários: