O diário jornal britânico "Globe and Mail" reporta hoje que a Jordânia pediu ao Canadá para se apossar dos manuscritos com 2.000 anos presentemente expostos em Toronto, até ao próximo Domingo no Royal Ontario Museum.A Jordânia alega que os manuscritos foram encontrados em "território disputado" que Israel capturou à Jordânia em 1967, e pediu ao Canadá para os reter até que a questão da sua pertença seja resolvida. O controle da Jordânia sobre a Judéia, a Samaria e o vale do Jordão - chamado de "Margem ocidental" - desde 1948 a 1967 foi reconhecido apenas por dois países: a Grã Bretanha e o Paquistão.
Um representante do governo do Canadá já disse que "as divergências sobre a propriedade dos manuscritos do Mar Morto deveriam ser resolvidas entre Israel, a Jordânia e a Autoridade Palestiniana, não sendo conveniente para o Canadá intervir como uma terceira parte".
A acusação é feita pelos árabes de que Israel se apossou dos manuscritos, na altura guardados no Museu Rockfeller e os transferiu para o Museu de Israel.
Os manuscritos do Mar Morto são um conjunto de cerca de 900 documentos e textos bíblicos descobertos numa das maiores descobertas arqueológicas do século 20, nos anos 40 e 50, em grutas de Qumran, próximo à parte Norte do Mar Morto. Os textos incluem algumas das únicas cópias conhecidas de textos bíblicos escritos antes do ano 100 a.C. e preservam evidências da vida judaica durante o período do segundo Templo.
Israel por seu lado afirma que nunca reivindicou "ser dona" dos manuscritos, mas que está agindo apenas como "guardiã" dos mesmos, e sendo assim "nós temos o direito de os exibir e os conservar" - citou um porta voz da Autoridade para as Antiguidades de Israel. Adianta ainda que estes manuscritos fazem parte da herança dos Judeus.
Parece incrível até onde chega a ignorância dos árabes... Até estes valiosíssimos documentos copiados por uma comunidade essénia judaica, num tempo em que predominava a presença judaica na Terra de Israel eles querem extirpar aos Judeus! Por este andar, vão também querer os direitos de posse da própria Bíblia...!
Shalom, Israel!
Sem comentários:
Enviar um comentário