quinta-feira, dezembro 02, 2010

ACENDEM-SE OS CANDELABROS PARA A FESTA DO CHANUKAH

O primeiro candelabro anunciando o início das celebrações da Festa do Chanukah foi acendido ontem junto ao MURO OCIDENTAL (muro das Lamentações) pelo principal rabi dos sefarditas, Shlomo Amar, pelo Ministro da Educação Gideon Saar e pelo rabi responsável pelo Muro, o rabi Shmuel Rabinovich.
Quem não está nada contente com a aparição dos candelabros chanukah (9 braços) por todo o Israel são os palestinianos, que teimam em tentar negar a ligação judaica ao Muro e à própria Terra de Israel. Segundo os muçulmanos, Maomé amarrou o seu burro junto ao muro antes de ascender aos céus. Imaginação não lhes falta...
O Muro é uma das únicas ruínas que restam da destruição do Templo no ano 70 d.C., tendo sido escavado e mantido no seu estado original. O muro era parte do suporte para toda a estrutura onde estava sustentado o Templo e a esplanada do mesmo. A parte conhecida e "visível" é aquela tornada pública, mas há uma parte incomparavelmente maior e que é visitada por alguns grupos e cuja visita causa a maior admiração aos que por ali passam.
Nas nossas excursões - como será a de Agosto de 2011 - sempre incluímos esta parte importante nas nossas visitas na Cidade de Jerusalém.
Shalom, Israel!

Sem comentários: