sexta-feira, junho 15, 2012

IMPRESSIONANTE CRESCIMENTO DO MOVIMENTO MESSIÂNICO NO MUNDO

Segundo Joel Chernoff, CEO da Aliança Judaica Messiânica da América - "Messianic Jewish Alliance of America" - existem actualmente cerca de 800 congregações judaicas messiânicas no mundo, um impressionante crescimento, se tivermos em conta que em 1967 não existia uma sequer!
Segundo Chernoff: "O judaísmo messiânico é a corrente da vida religiosa judaica que mais rapidamente cresce desde 1967." Ele próprio, cresceu numa família messiânica. Baseando as suas afirmações no censo realizado em 1990 à população judaica, Joel crê que existem agora mais de um milhão de judeus messiânicos: "Os judeus estão-se tornando crentes em Yeshua" - disse ele, referindo-se a Jesus.

Como pode alguém ser judeu e receber Jesus?

É óbvio que a corrente principal dos líderes judeus contestam, dizendo que o judaísmo messìânico não é nenhum judaísmo. Como pode alguém ser judeu e aceitar Jesus como o Messias? Segundo o rabi Eric Yoffie, presidente emérito da União do Judaímo Reformado, o judaísmo messiânico "é construído sobre uma mentira. Eles mentem sobre nós e mentem-se a si próprios; eles distorcem ambos."
Mesmo assim, enquanto essa linha entre evangélicos e judeus messiânicos pode ser distinta nos Estados Unidos, em Israel tem-se diluido à medida que o país se esforça por conseguir apoio político onde quer que o possa obter.
As congregações messiânicas são compostas na sua grande maioria por judeus de todos os ramos do judaísmo tradicional, mas também de pessoas oriundas de diversas denominações evangélicas.

Quantos messiânicos são judeus?
Os líderes destas congregações testemunham que os que se congregam nas assembleias messiânicas vêm por informação de outras pessoas, e através de amigos que espalham a informação. Reivindicam também que não andam a tentar captar novos membros dentro das comunidades judaicas.
Segundo eles, em muitos casos são os casais de judeus com não-judeus que descobrem o caminho até às congregações messiânicas. Em outros casos, segundo os líderes messiânicos, são judeus que se sentem alienados das suas tradicionais sinagogas de origem e que se sentem atraídos pelo judaísmo messiânico.
Algumas congregações são compostas de judeus e gentios "cultuando conjuntamente a Adonai num misto de igreja e sinagoga."
Existem recentes preocupações com uma maioria de não-judeus em algumas congregações, levando os líderes a enfatizar que as congregações são um lar para o povo judeu, devendo manter-se um espaço judeu.
A conversão recente de tantos judeus ao Messias Jesus é mais um sinal evidente de que as promessas de Adonai para o Seu povo estão-se cumprindo nestes últimos dias. O Senhor prometeu que muitos se iriam voltar para Ele, compondo o "remanescente" para o qual o Messias muito em breve virá!
Shalom, Israel!

1 comentário:

Guily disse...

http://www.torahviva.org/index.php?p=5_36