terça-feira, fevereiro 12, 2013

OBAMA EM ISRAEL A 20 DE MARÇO, EM PLENO CONCLAVE NO VATICANO

Março começa a antever grandes eventos à escala mundial. O primeiro,  mais importante e porventura mais significativo será obviamente a nomeação do novo Chefe do Vaticano, mais conhecido por "papa", após o surpreendente anúncio feito ontem por Bento XVI sobre a sua resignação, algo inédito nos últimos 600 anos. Tal como postámos ontem, a ascensão do próximo "papa" é vista por alguns como o cumprimento das antigas profecias do monge católico S. Malaquias sobre os 112 papas que se seguiriam à sua morte, fazendo do próximo sucessor de Bento XVI o 112º desta revelação, portanto o último da História. 
Será uma nomeação importantíssima em todos os sentidos, mas talvez ainda mais no sentido profético.

OBAMA EM ISRAEL A 20 DE MARÇO
Coincidentemente com as reuniões do conclave que no Vaticano estará decidindo quem será o seu próximo chefe, o todo-poderoso presidente norte-americano Barack Hussein Obama, reeleito para o seu segundo mandato, fará a sua primeira viagem oficial deste segundo mandato exactamente a Israel, não se sabendo bem quais as reais ou secretas intenções da sua visita. Especula-se já que ele poderá ir dar "um recado" ao primeiro-ministro israelita Netanyahu para não atacar o Irão, garantido-lhe que a América tratará do assunto. Será?
Uma coisa porém já é certa: Obama estará em Jerusalém no primeiro dia da Primavera, 21 de Março. 
Da agenda esperada para a visita, destacamos:

20/3 - Chegada pela tarde ao aeroporto de Ben Gurion. Recepção e discursos do presidente israelita Shimon Peres, primeiro-ministro Netanyahu e presidente norte-americano Obama. Voo até à residência oficial do presidente israelita.
21/3 - Visita ao Museu do Holocausto, Monte Herzl e túmulo de Isaque Rabin. Encontro à tarde na residência oficial do primeiro-ministro para discussão de assuntos relacionados com o Irão, Síria, o processo de paz e Jonathan Pollard. Haverá se seguida uma conferência de imprensa seguida de um jantar oficial. 
22/3 - Visita a Ramalá para encontro com o presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas. Pela tarde Obama regressará à capital de Israel, Jerusalém, onde será acompanhado por Netanyahu para ver a maquete de Jerusalém no período do Segundo Templo. Daí prosseguirão para a visita ao Museu do Livro, onde estão conservados alguns dos manuscritos do Mar Morto. 
O presidente americano visitará em seguida uma exposição no Museu de Israel  relacionada com os últimos avanços israelitas nas áreas da alta tecnologia, biotecnologia, nanotecnologia e agricultura.
Na parte da tarde Obama irá dirigir-se à população israelita num discurso público a realizar no Museu de Israel ou no Centro Internacional de Convenções, em Jerusalém. Esperam-se pelo menos 1.000 israelitas presentes no evento. Nessa noite Obama será recebido pelo presidente Peres para um jantar oficial.
23/3 - Obama tomará o pequeno almoço com Netanyahu na sua residência oficial ou no Hotel King David. Mais tarde os dois seguirão para uma visita a uma bateria de defesa antí-míssil "Iron Dome", onde Obama encontrará os soldados que manobram esta estrutura tão preciosa para a defesa de Israel. 
Às 13H00 haverá uma cerimónia de despedida oficial no aeroporto de Ben Gurion, de onde Obama partirá para a Jordânia, afim de se avistar com o rei Abdullah.
Shalom, Israel!

Sem comentários: