sexta-feira, dezembro 13, 2013

TEMPESTADE DE NEVE "NUNCA VISTA" EM JERUSALÉM BLOQUEIA ESTRADAS, ESCOLAS E LEVA A "ESTADO DE EMERGÊNCIA"

NETANYAHU E KERRY ESTA MANHÃ
Passada a euforia e as brincadeiras por causa da neve que tem caído em Jerusalém, vem agora "o preço" a pagar com tanta abundância e continuidade do nevão que tem estado a pintar Jerusalém de branco.
A "Corporação para a Elecricidade de Israel" declarou o estado de emergência nacional, uma vez que dezenas de milhar de casas em Jerusalém e arredores estão sem energia eléctrica. Muitas linhas condutoras de electricidade foram derrubadas através da queda de árvores, impedindo dessa forma o fornecimento da tão necessária energia para milhares de lares da região. Nas palavras de um porta-voz da companhia eléctrica, "Não antecipávamos uma tempestade com esta tão grande escala."

As Forças de Defesa de Israel colocaram-se à disposição da Autoridade Palestiniana para ajudar na resolução de muitos problemas existentes também nas regiões administradas pelos palestinianos.
Segundo os registos oficiais, esta é a maior tempestade de neve alguma vez experimentada num mês de Dezembro em Jerusalém.
A polícia tem estado hoje a aconselhar os habitantes de Jerusalém para não saírem de suas casas e evitarem circular nas estradas, citando riscos de acidentes mortais.

600 motoristas foram já desbloqueados de uma das principais artérias que conduzem à Cidade, onde tinham ficado horas a fio bloqueados por causa da neve. Desde ontem à noite mais de 4.000 foram ajudadas a poderem sair dos seus veículos e centenas foram albergadas durante a noite em abrigos preparados em auditórios por toda a Cidade.
Cerca de 540 pessoas foram alojadas no maior auditório de Jerusalém, refeições têm sido fornecidas e outros bens essenciais disponibilizados.
Os transportes públicos na Cidade estão parados pelo menos até Sábado.
Quando os habitantes de Jerusalém acordaram esta manhã, encontraram à porta das suas casas uma camada de neve de até 50 cms., prevendo-se que os flocos continuam a cair durante todo o dia de hoje.
Estas tempestades de neve são tão invulgares nesta altura do ano, que muitos já as consideram as maiores da História de Israel, sendo que até no deserto do Negueve tem caído neve!
Shalom, Israel!

1 comentário:

Anónimo disse...

Para mim é absolutamente impressionante ver Israel debaixo de neve.

Fabiana