sexta-feira, abril 11, 2014

ISRAEL LANÇA SATÉLITE CAPAZ DE ESPIAR O IRÃO

Já se encontra em órbita o novo satélite que Israel lançou para o espaço, mais um satélite da classe "Ofek" ("horizonte", no hebraico), sendo este o mais sofisticado satélite espião produzido e lançado por Israel. 
O "Ofek 10" foi lançado com êxito durante o dia de ontem, tendo sido amplamente aclamado pela Defesa de Israel, uma vez que representa um avanço nas capacidades de o país monitorar as manobras militares do Irão e dos grupos militantes inimigos de Israel.
O Ofek 10 entrou em órbita antes da aurora, pouco depois de ter sido lançado por um foguetão Shavit numa base aérea no centro de Israel, pelas 10H15 da noite de Quarta-Feira. Este é o primeiro satélite que Israel envia ao espaço nestes últimos 4 anos, sendo que outros 6 continuam ainda em órbita e em pleno funcionamento.
Este satélite é resistente a todo o tipo de clima e foi construído sob os auspícios das Indústrias Aeroespaciais de Israel e do Ministério da Defesa de Israel. Está considerado como sendo um ponta-de-lança nas capacidades de observação e uma ferramenta importante para a segurança de Israel. Prevê-se que dentro de pouco tempo já esteja operacional.
Referindo-se ao lançamento do satélite, o Ministro da Defesa de Israel afirmou: "Estamos continuando a fortalecer o nosso tremendo e qualitativo avanço tecnológico sobre os nossos vizinhos."
A maior preocupação actual de Israel prende-se com o desenvolvimento nuclear do Irão que, não obstante as constantes negações do Irão, Israel afirma ter em vista fins militares.
Segundo os peritos, o radar de imagens em alta resolução deste novo satélite é capaz de identificar alvos específicos, muito além do que simplesmente "varrer" a área.
Apesar de muito pequeno, este satélite é capaz de enviar imagens muito precisas, de alta definição e qualidade, sob quaisquer condições climatéricas.
Israel é um dos 12 países que já enviou satélites para o espaço. 
Shalom, Israel!


Sem comentários: