quarta-feira, abril 16, 2014

MONTE DO TEMPLO ENCERRADO APÓS INCIDENTES

Dezenas de jovens árabes mascarados atiraram esta manhã pedras e explosivos contra as forças de segurança israelitas no Monte do Templo, tendo causado ferimentos num dos polícias israelitas na Cidade velha.
As forças de segurança tiveram de dispersar os provocadores árabes através do uso de granadas paralisantes.
O recinto tinha sido aberto aos visitantes, como habitual, mas teve de ser logo encerrado devido à violência provocada pelos arruaceiros árabes.
Os provocadores foram dispersos depois do uso das granadas paralisantes e de outras medidas de controle de segurança. 
Em outra partes da Cidade velha jovens arruaceiros árabes provocaram também desacatos, atirando pedras contra polícias israelitas numa pequena rua, acabando por ferir um dos elementos da segurança de Israel.
Estes últimos dias têm testemunhado vários confrontos entre jovens árabes e a polícia israelita no Monte do Templo, levando a que as forças de segurança impeçam a subida dos jovens árabes ao recinto.
Os media palestinianos alegam que 25 jovens foram feridos nos incidentes e que um dos guardas à porta das mesquitas foi detido. Os jovens palestinianos terão sido feridos com balas de borracha, tendo-se posteriormente refugiado dentro da mesquita de al Aqsa com receio de serem detidos à saída do recinto. A polícia terá declarado o sítio como zona militar fechada, tendo selado a porta de Mughrabi na Cidade velha.

CINCO JUDEUS DETIDOS NO MONTE DO TEMPLO
Na segunda-feira passada as autoridades israelitas detiveram 5 activistas judeus que pretendiam oferecer o sacrifício de um bode no Monte do Templo, cumprindo o ritual da Páscoa judaica. A polícia israelita acredita que a intenção dos activistas era criar confusão e boicotar o processo de paz, acabando por entregar o animal às autoridades veterinárias.

Shalom, Israel!


Sem comentários: