terça-feira, outubro 17, 2017

ISRAEL ROMPE NEGOCIAÇÕES COM PALESTINIANOS A MENOS QUE...

Numa reunião ministerial ao mais alto nível realizada hoje no gabinete do primeiro-ministro israelita na capital Jerusalém, foi decidido não continuar com as conversações de paz com os palestinianos da Autoridade Palestiniana, devido ao seu acordo de reconciliação com o grupo terrorista Hamas, a menos que o grupo renuncie ao terrorismo e reconheça o estado de Israel. 
Numa declaração emitida após a reunião, o gabinete de segurança, composto por vários ministros, foram alistadas várias condições a serem satisfeitas para que Israel reate as conversações de paz com os palestinianos. Elas incluem: a destruição do arsenal bélico do Hamas; o retorno dos cidadãos israelitas e dos corpos de soldados das FDI retidos pelo Hamas na Faixa de Gaza; o restabelecimento do controle de segurança da Autoridade Palestiniana em Gaza, incluindo as travessias fronteiriças; a continuidade da acção da AP contra a infraestrutura terrorista do Hamas na Judeia e Samaria; o fim das ligações do Hamas ao Irão. 
Os ministros israelitas foram bem claros nos seus requisitos: o Hamas tem de cessar o terrorismo e reconhecer o estado judaico, segundo as condições do "quarteto para a paz" no Médio Oriente, e que incluem os EUA, a Rússia, a Europa e a ONU.
Foi também decidido que toda e qualquer ajuda humanitária dirigida a Gaza tem de passar pelo controle da AP.
Apesar desta decisão do governo de Israel de romper com as negociações para a paz com os palestinianos, tal não significa que corte relações ou termine a cooperação para a segurança com a Autoridade Palestiniana.

Shalom, Israel!

Sem comentários: