quinta-feira, novembro 08, 2018

CANADÁ FAZ PEDIDO FORMAL DE DESCULPAS AOS JUDEUS PELA RECUSA EM RECEBER UM NAVIO DE REFUGIADOS EM 1939

Uma das grandes tragédias do início da Segunda Guerra Mundial foi a recusa de vários países em receberem nos seus territórios refugiados judeus que fugiam da guerra e da mais que provável morte nos campos de concentração nazis. 
Um dos casos mais divulgados no ano de 1939 foi o da saga do navio "St. Louis" que, transportando 907 refugiados judeus oriundos da Europa, viu as portas se fecharem em vários países, incluindo Cuba, os EUA e o Canadá, levando a que o navio tivesse de regressar à Europa, levando a que pelo menos 250 dos seus passageiros acabassem por ser assassinados nos campos de morte nazis.



Apesar da onda de indignação por parte da comunidade internacional, a verdade é que hipocrisia prevaleceu, impedindo vários governos de receberem os refugiados que buscavam asilo nos seus países e que não ofereciam qualquer tipo de ameaça aos mesmos.

PEDIDO DE DESCULPAS DO CANADÁ
Hoje mesmo, o primeiro-ministro do Canadá Justin Trudeau emitiu um pedido formal de desculpas aos 907 judeus alemães que a bordo do navio "St. Louis" viram o governo do Canadá fechar-lhes as portas de entrada, assegurando que o governo do Canadá desenvolverá maiores esforços para proteger os judeus canadianos da violência.
"Pedimos desculpa aos 907 judeus alemães a bordo do navio St. Louis, bem como às suas famílias" - declarou Trudeau perante a Câmara dos Comuns. 
"Lamentamos a insensibilidade na resposta canadiana. Lamentamos não termos pedido desculpas mais cedo."
Este pedido de desculpas surgiu menos de duas semanas depois de um atirador ter assassinado 11 pessoas numa sinagoga dos EUA, incluindo uma senhora judia canadiana, levando a que por todo o Canadá se organizassem vigílias de solidariedade.
Trudeau afirmou ainda que os judeus canadianos estão "compreensivelmente a sentir-se vulneráveis", e têm havido apelos para que se "protejam as sinagogas e outros locais em risco de sofrerem crimes motivados pelo ódio." 
E assegurou: "Prometo-vos agora a todos vós: faremos mais", lembrando que cerca de 17% dos crimes de ódio no Canadá são contra os judeus.

ENCONTRO COM UMA SOBREVIVENTE
Já anteriormente o primeiro-ministro do Canadá tinha tido um encontro com a única sobrevivente canadiana do navio, a senhora Ana Maria Gordon, e com os seus familiares, tendo conversado sobre a necessidade de se combater o anti-semitismo.
Desde que tomou posse, o liberal Trudeau já pediu formalmente desculpas a vários grupos prejudicados por falhas históricas dos governos do seu país.

Shalom, Israel!

Sem comentários: