sábado, setembro 19, 2020

TRUMP TENTA RELANÇAR CONVERSAÇÕES ENTRE ISRAEL E O LÍBANO SOBRE OS CAMPOS DE GÁS NATURAL DO MEDITERRÂNEO



O candidato a prémio Nobel para a paz Donald Trump quer agora incentivar o relançamento das conversações entre as partes israelita e libanesa concernente à disputa sobre os 860 quilómetros quadrados no Mar Mediterrâneo oriental que inclui vários blocos ricos em gás natural na costa dos dois países.


Sabe-se que o presidente Donald Trump tentou esta semana colocar novamente na mesa as conversações sobre esta disputa antiga entre Israel e o vizinho Líbano, dois países considerados inimigos. Segundo se sabe, a administração norte-americana tem como objectivo estabelecer a demarcação das fronteiras marítimas, o que pode conduzir a uma solução
definitiva à disputa entre os dois países sobre a exploração do gás natural no Mediterrâneo Oriental.

Desde há décadas que esta disputa se mantém, pelo que um entendimento final seria mais um trunfo para a actual administração de Trump.

O Líbano enfrenta ainda as trágicas consequências da mega explosão no porto de Beirute  em 4 de Agosto, uma crescente crise económica e social, e uma crescente contestação à influência do Hezbollah no governo. Foi este ambiente de crise que levou Trump a querer avançar com esta proposta de retoma de negociações.

O maior obstáculo para o avanço das negociações tem a ver com a exigência do Líbano de que a ONU faça parte das negociações, algo que Israel rejeita. Ambos os países aceitam no entanto a intermediação dos Estados Unidos. 

Shalom, Israel!


Sem comentários: