quarta-feira, janeiro 06, 2021

SUDÃO OFICIALIZA NORMALIZAÇÃO DE RELAÇÕES COM ISRAEL

 

O governo do Sudão, um país africano de maioria islâmica. assinou hoje oficialmente os "Acordos de Abraão", dessa forma concordando em estabelecer relações de paz com Israel.

O ministro da Justiça sudanês Nasredeen Abdulbari assinou o documento conjuntamente com o secretário do tesouro norte-americano Steven Mnuchin. Mnuchun deverá amanhã visitar Israel para "reuniões importantes."

O Sudão é assim o terceiro de quatro países a concordarem em assinar os acordos mediados pela administração de Donald Trump, seguindo os exemplos dos Emirados Árabes Unidos, e o Barhein. Marrocos é o quarto país. Desde Outubro passado que o Sudão planeava estabelecer relações com Israel, mas aguardava que os EUA retirassem o país da lista negra dos países promotores do terrorismo, o que acabou por acontecer no mês passado. O Sudão pagou 335 milhões de dólares em compensações aos americanos vítimas do terrorismo e suas famílias. Durante a visita de Mnuchun ao Sudão, ambos os países solucionaram a questão da dívida do Sudão ao Banco Mundial, mais um passo para a recuperação económica do estado africano, que tem uma dívida externa de 60 biliões de dólares.

Shalom, Israel!