quarta-feira, março 22, 2023

NETANYAHU PROMETE NÃO FAZER AVANÇAR QUALQUER LEI CONTRA A COMUNIDADE CRISTÃ


A meio do controverso projecto lei proposto por dois deputados ultra-religiosos visando proibir qualquer forma de evangelização em Israel, isto é, proibir qualquer pessoa de partilhar o Evangelho de Jesus (Yeshua), como Messias, em Israel, sob pena de prisão (1 a 2 anos), o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu veio tranquilizar a comunidade cristã messiânica, a principal visada, certamente em resposta aos apelos feitos pelos evangélicos de todo o mundo ao "amigo" Netanyahu.

Sabe-se já que o deputado Moshe Gafni, um dos autores da proposta de lei, partilhou uma declaração dizendo que a sua proposta não ia a lado nenhum, de facto era até "irrelevante" nesta altura. 

A comunidade messiânica e cristã em Israel pode respirar de alívio, ao mesmo tempo que deverá ser grata ao primeiro-ministro actual, um verdadeiro amigo dos evangélicos, por ter entrado na defesa dos cristãos. 

A proposta de lei, a ser aprovada, limitaria quase totalmente qualquer esforço evangelístico pessoal: "Qualquer pessoa que persuadir uma pessoa, de forma directa, digital, através de correio directo ou online, para convertê-la à sua religião, será sentenciada a um ano de prisão, e no caso de se tratar de menos, a dois anos."

Ainda que a proposta de lei visasse todas as religiões presentes em Israel, ela atingia especificamente os cristãos, pois declarava: "Nos últimos tempos, têm aumentado as tentativas das organizações missionárias, especialmente as cristãs, para persuadir pessoas à conversão. Essas tentativas não envolve por vezes a promessa de dinheiro ou de favores materiais, não sendo por tal proibidas de acordo com a lei vigente, mas as suas muitas consequências negativas, incluindo danos mentais, requerem a intervenção do legislador."

Benjamin Netanyahu reconhece publicamente o quanto o estado moderno de Israel é devedor aos cristãos evangélicos sionistas. Há alguns anos, numa reunião pública, ele afirmou: "Não acredito que o estado judaico e o sionismo moderno seriam possíveis sem o sionismo cristão. Penso que os muitos apoiantes cristãos do nascimento do estado judaico e do reajuntamento do povo judeu no século 19 tornou possível o despertar do sionismo judaico."

Graças a Deus que os nossos queridos irmãos e irmãs em Israel podem continuar a testemunhar livremente da sua fé no Messias Yeshua, levando a que muitos judeus se tenham vindo a converter nestes últimos anos em Israel!

Shalom, Israel!