segunda-feira, outubro 16, 2023

ISRAEL IDENTIFICOU 199 REFÉNS DO HAMAS NA FAIXA DE GAZA


Israel tem sistematicamente estado a prolongar o prazo para que os habitantes do Norte de Gaza possam sair para a região do Sul, tendo inclusivamente já restabelecido o fornecimento de água ao enclave. 

REUNIÃO DE EMERGÊNCIA DOS LÍDERES EUROPEUS

Preocupados pelo desenrolar dos acontecimentos e possíveis consequências a nível de refugiados, os líderes europeus vão reunir-se virtualmente para abordar a corrente situação. 

ANTONY BLINKEN REGRESSA A ISRAEL

O secretário de estado norte-americano, de volta do seu périplo por 6 países árabes do Médio Oriente, está novamente em Israel para conversações com o primeiro-ministro Netanyahu na capital Jerusalém. 

ATAQUES DO HEZBOLLAH E RESPOSTA ISRAELITA

O movimento terrorista Hezbollah continua com ataques contra o Norte de Israel, levando o estado judaico a ordenar a evacuação de 28 povoações fronteiriças, tendo no entanto avisado o grupo para as consequências da continuidade destas provocações: "O Hezzbollah levou ontem a cabo uma série de ataques, tentando dessa forma desviar a atenção dos nossos esforços operacionais em Gaza. Tudo isso sob a alçada do Irão, ao mesmo tempo que pondo em risco o estado do Líbano e seus habitantes" - afirmou um porta-voz das FDI, acrescentando: "Aumentámos as nossas forças na fronteira Norte e responderemos agressivamente a qualquer actividade contra nós. Se o Hezbollah nos puser à prova, a reacção será mortal. Os Estados Unidos estão-nos a dar apoio total."

CESSAR FOGO DESMENTIDO

Tanto Israel como os terroristas do Hamas negam qualquer situação de cessar-fogo. O Hamas continua a lançar rockets contra as povoações israelitas a Norte da Faixa de Gaza. 

As FDI continuam a acusar o Hamas de impedir os residentes da zona Norte de Gaza de evacuarem a região, "comprovando mais uma vez a crueldade do movimento."

360 PALESTINIANOS DETIDOS EM ISRAEL



As FDI informaram entretanto ter detido na Judeia e Samaria desde o início da guerra 360 palestinianos, dos quais 210 são membros do Hamas. Para além dos indivíduos detidos, as FDI também arrestou diverso armamento na posse dos mesmos. 

REUNIÃO DO GABINETE DE SEGURANÇA ESTA NOITE, EM TEL AVIV

Está marcada para as 20 horas locais uma reunião do gabinete de segurança no quartel-general das FDI em Tel Aviv, com a presença do próprio primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. Esta reunião terá lugar numa altura em que se espera para breve uma intervenção militar terrestre da FDI na Faixa de Gaza. 

Shalom, Israel!

Sem comentários: