domingo, agosto 07, 2011

ISRAEL AGITA-SE EM TODO O SENTIDO: POLÍTICO, ECONÓMICO E ATÉ GEOLÓGICO...

 


                         


1 - GOVERNO DE ISRAEL AVANÇA COM "SOLUÇÕES REAIS"
Habituado a lidar com o stress - ou não fosse Israel - o governo de Jerusalém decidiu esta manhã avançar rapidamente com a formação de uma equipa composta de 15 ministros, observadores e peritos em economia para encabeçarem as negociações com os dirigentes que lideram as mega manifestações nacionais que reivindicam "justiça social". 
Esta decisão seguiu-se a uma das maiores demonstrações na história de Israel, em que cerca de 300.000 pessoas saíram às ruas para protestarem contra o aumento brutal do custo de vida em Israel.
"Temos de providenciar uma solução para o desânimo" - afirmou o primeiro-ministro Netanyahu durante a reunião desta manhã no gabinete ministerial na qual anunciou que metade dos ministros do seu governo iriam fazer parte da equipa que irá negociar com os manifestantes. E adiantou: "Não podemos ignorar as vozes que se levantam na população. Daremos soluções reais e não tratamentos cosméticos".
Segundo Netanyahu a equipa terá de "oferecer muitas ideias num curto espaço de tempo". E adiantou: "Não há muito tempo e há muito trabalho a fazer".Entre os assuntos a tratar estão, nas palavras do primeiro-ministro "propostas para uma mudança nas prioridades, de forma a aliviar o peso económico, uma mudança na taxação de impostos, um aumento da acessibilidade a serviços sociais, aumento da competividade e medidas para a implementação de planos para a habitação que já foram lançados".
Netanyahu acrescentou ainda o seguinte: "Há um grande potencial de mudança para melhor na sociedade israelita. Claro que isto depende da nossa capacidade de traduzir os sussurros dos protestos em linguagem activa. Não vai ser fácil, e não sei se existe algum precedente, mas nós temos de descobrir ou provavelmente inventar uma pedra de Rosetta que nos ajude nesta tarefa". 

2 - BOLSA DE TEL AVIV AFUNDA
Mas este não tem sido um dia fácil. Como consequência da baixa de rating dado à América, as bolsas irão obviamente afundar-se pelo mundo fora. Sendo Israel o primeiro mercado a abrir na semana - uma vez que Domingo é um dia normal de trabalho em Israel - a bolsa de Tel Aviv deu hoje sinais daquilo que irá certamente amanhã acontecer pelo mundo fora: afundou mais de 6% nesta manhã, chegando a sessão a estar parada durante algumas horas. Nas palavras de um comentador económico: "Wall Street teve uma constipação, Tel Aviv apanhou uma pneumonia".

3 - TREMOR DE TERRA ANORMAL EM ISRAEL
Um estranho e raro tremor de terra com 4,3 graus da escala de Richter atingiu esta manhã, perto do meio-dia, a costa central de Israel, tendo-se seguido outros pequenos até ao sul, incluindo Gaza. Ninguém ficou ferido.
Nas palavras dos geólogos peritos em Israel: "Não temos registo de quaisquer sismos importantes no passado".O sismo deu-se a 15 kms de profundidade e foi localizado a cerca de 60 kms a noroeste de Tel Aviv.
Será este um sinal profético? Não podemos especular. Mas que é um dia para relembrar, será concerteza...
Shalom, Israel!





Sem comentários: