Tal como tínhamos já observado na quinta-feira passada, o metro de superfície finalizou todos os testes e começou ontem mesmo a rolar pelas ruas de Jerusalém!
Foram 10 anos de espera, 1,4 biliões de dólares investidos e muita polémica - ou não se tratasse de Jerusalém...
Além destas situações, surgiram ainda durante as obras de escavação alguns achados arqueológicos que obviamente obstaram ao progresso rápido da obra.
Ontem pela manhã cedo o primeiro passageiro entrou oficialmente na carruagem do metro, tornando-o oficialmente inaugurado para plena utilização.
Numa cidade repleta de complexidades de toda a ordem como é Jerusalém, um projecto destes estava à partida condenado ao fracasso, mas a persistência e ansiedade de resolver os graves problemas de trânsito na Cidade Santa incentivaram o término do mesmo.
A descoberta de sepulturas atraíu a pressão dos judeus ultra-ortodoxos, forçando a ajustamento na rota do metro. Os arqueólogos também encontraram no subsolo escavado antigas casas de banho e um mosteiro do 6º século.
A descoberta de sepulturas atraíu a pressão dos judeus ultra-ortodoxos, forçando a ajustamento na rota do metro. Os arqueólogos também encontraram no subsolo escavado antigas casas de banho e um mosteiro do 6º século.
E como não podia deixar de ser, os palestinianos rejeitaram a ideia do comboio ligar bairros de Jerusalém ocidental com os da Jerusalém oriental, por não reconhecerem a soberania israelita sobre essa parte da cidade. Os palestinianos reivindicam Jerusalém oriental como sua capital.
A realidade é que o metro já funciona, esperando-se que contribua para a melhoria do caos no trânsito na capital eterna de Israel.
Shalom, Israel!
1 comentário:
Olá... Que a Shalom do Mashiah Yeshua recaia sobre tua casa!
Sigo teu blog a bastante tempo já. É uma das minhas fontes de informação para postagens no meu blog (http://clameporjerusalem.blogspot.com/).
Estou escrevendo, por saber de seu amor por Israel e tudo envolvido nisso.
Em fevereiro do próximo ano, Jacob Damkani pretende visitar Portugal e Brasil. Estou me mobilizando para abrir alguns locais aki no Brasil para ele poder ministrar sobre seu Ministério em Tel Aviv.
O Foco é levar o evangelho primeiramente aos judeus, dentro do contexto judaico. Ele também recebe turmas de cristãos gentios de vários países, os treina e depois sai as ruas com eles para uma aula prática.
Se tiveres interesse em saber mais sobre ele e de talvez ajuda-lo aí em Portugal, escreva-me:
vinicius4israel@yahoo.com.br
Enviar um comentário