sábado, julho 14, 2012

FILME "ARISTIDES DE SOUSA MENDES - O CÔNSUL DE BORDÉUS" ESTREIA EM PORTUGAL NESTA QUINTA-FEIRA, DIA 19 DE JULHO

Estreia nesta próxima Quinta-Feira o filme de Francisco Manso e João Correa "ARISTIDES DE SOUSA MENDES - O CÔNSUL DE BORDÉUS", sobre o cônsul português em Bordéus, Aristides de Sousa Mendes, que num acto elevado de consciência, e em desobediência total às ordens do ditador Salazar decidiu em 48 horas emitir vistos de passagem para que 30.000 judeus pudessem escapar à matança nazi e refugiarem-se em Portugal, para mais tarde partirem para as Américas.
Este acto deste herói ainda tão desconhecido em Portugal valeu-lhe a miséria material, a perda do seu emprego e da própria sanidade mental, mas valeu-lhe um galardão inesquecível e impagável, sendo considerado pelos judeus como um dos "justos", ou seja, gentios que arriscaram as suas vidas para salvar judeus do terror do Holocausto. Maltratado pela sua própria pátria, Aristides de Sousa Mendes é no entanto uma referência da História dos judeus no século XX, tendo na verdade feito muito mais do que o próprio Schindler, pois ao contrário daquele, nada ganhou de material com a salvação de tantos judeus, excepto uma consciência tranquila diante daquilo que só um homem justo poderia fazer: salvar o seu próximo.
Esperamos que este filme consiga "resgatar" pelo menos um pouco desta impressionante história de humanismo, altruísmo, coragem e...verdadeiro cristianismo!
Shalom!

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde!
Antes de mais, parabéns pelo post!
Seria possível indicar-me onde posso ver este filme no cinema? Sucede que, da pesquisa que fiz, não vejo onde esteja em exibição.
Muito Obrigada,
Cumprimentos,
Inês Oliveira

Anónimo disse...

Boa tarde, outra vez!
Já entendi, a estreia foi adiada para 8 de Novembro.
http://amigosdesousamendes.blogspot.pt/2012/07/estreia-de-filme-sobre-sousa-mendes.html

Obrigada,
Inês Oliveira