quinta-feira, janeiro 17, 2013

ÁGUAS DO MAR MORTO SOBEM PELA PRIMEIRA VEZ EM 10 ANOS

Graças à profusão de chuva e neve da última semana, as águas tão preocupantemente baixas do Mar Morto - uma das mais conhecidas maravilhas naturais de Israel e do mundo - houve um aumento de 10 centímetros, o que pode parecer pouco, mas representa uma bênção para aquele mar que, se nada de extraordinário acontecer, irá simplesmente evaporar-se nas próximas décadas.
O Mar Morto é alimentado pelo Rio Jordão e por uma série de nascentes que jorram desde as montanhas da Judeia, tendo todas elas trazido muita água na semana passada.
Desde os anos 70 que o Mar Morto desceu cerca de 20 metros do seu nível, devido às altas temperaturas locais que geram a evaporação, ao uso de água para a fábrica Dead Sea Works e ainda à  utilização da água do Mar da Galiléia, que transmite água ao Rio Jordão e ao Mar Morto.
Na passada Terça-Feira o Banco Mundial finalmente aprovou o projecto de um enorme canal orçamentado em 10 biliões de dólares e que poderá trazer água desde o Mar Vermelho até ao Mar Morto, resolvendo assim a situação de extrema falta de água na região. O projecto faz parte de um acordo tripartido entre Israel, a Jordânia e a Autoridade Palestiniana, mas tem encontrado feroz oposição dos grupos ecologistas, que afirmam que o projecto trará estragos consideráveis à região do deserto à volta do Mar Morto.
Shalom, Israel!

Sem comentários: