quarta-feira, janeiro 23, 2013

NETANYAHU GANHOU ELEIÇÕES. O DIFÍCIL VAI SER ESCOLHER COM QUEM FORMAR GOVERNO...

A coligação Likud-Yisrael Beiteinu conseguiu assegurar 31 lugares dos 120 do Knesset, muito abaixo porém dos 42 previstos.
O grande e inesperado vitorioso nestas eleições foi no entanto o centrista Yair Lapid, cujo recém nascido partido, Yesh Atid, conquistou uns surpreendentes 19 lugares, colocando-se logo em segunda posição a seguir à coligação vencedora.
O Labour - Trabalhistas - também conseguiram reconquistar votos, passando a ser a terceira força mais representada no parlamento, com 15 assentos.
Houve praticamente um empate entre a direita e a esquerda, criando agora imensas dificuldades ao actual primeiro-ministro na formação de coligações para o governo da nação.
Netanyahu encontra-se agora numa situação muito difícil, uma vez que terá de escolher entre formas uma coligação à direita, com o partido religioso Shas (11 lugares) , o recente Habayit Hayehudi (11 lugares) e outros mais pequenos, ou unir-se ao centro-esquerda, traindo dessa forma uma grande parte do seu eleitorado.
Pouco depois da meia noite, Netanyahu proferiu o seu discurso de vitória, com as seguintes palavras: "Tenho orgulho de ser o vosso primeiro-ministro. Agradeço-vos por me terem dado pela terceira vez a chance de liderar o estado de Israel. É um grande privilégio e uma grande responsabilidade."
Estas eleições constituíram um recorde no número de votantes, com um total de 66,6% dos eleitores a exercerem o seu direito de voto, a maior percentagem desde 1999.
Netanyahu tem agora uma "batata quente" nas mãos, uma decisão muito difícil a encarar e um futuro nada pacífico no que concerne às políticas internas.
Que Deus o ajude. Shalom, Israel!

1 comentário:

Zafenate Panéia disse...

Gosto do governo de NETANYAHU, espero que continue não dando moleza aos palestinos folgados..