quinta-feira, abril 04, 2013

COMO SERIA A DALILA BÍBLICA...

DALILA PODERIA SER ASSIM...
Uma série na TV denominada "Conheça Dalila" levou à "reconstrução" de 4 faces de pessoas usando caveiras desenterradas pelos arqueólogos de pessoas que viveram há 6 mil anos na Terra de Israel. As faces "reconstituídas" começaram a ser hoje exposta em Jerusalém. 
Uma artista forense do Canadá conseguiu reconstituir as faces de pessoas a partir das caveiras de há 6 mil anos, dando a idéia de como seriam as faces das pessoas que viveram nessa época. As mesmas incluem um homem, provavelmente um caçador, que viveu há 6 mil anos atrás e que foi sepultado numa gruta no deserto da Judeia, um bébé dentro de um vaso encontrado numa casa no vale da Judéia do mesmo período, uma mulher que se pensa ter sido uma filisteia que vivia na costa, perto de Ashkelon há uns 3 mil anos atrás, e ainda um homem galileu que deverá ter vivido na época de Jesus.

A série televisiva com 4 episódios "Forenses bíblicos - faces reais da Bíblia" terá a sua primeira exibição no Canadá durante este fim de semana.
O show é produzido por Simcha Jacobovici, famoso por popularizar a arqueologia bíblica na TV como anfitrião da série "O Arqueólogo Nu" que passou nos EUA no "canal História". O seu trabalho tende a atrair a atenção do público, ao mesmo tempo que criticismo por parte de alguns arqueólogos que acham que ele não é muito correcto com os factos, à custa do entretenimento.
Jacobovici é no entanto portador de um prémio Emmy e um hábil entertainer, e a sua fórmula revela-se nesta série: o show liga a filisteia com a figura bíblica da filisteia sedutora Dalila, o bébé com o possível sacrifício de crianças que era realizado pelos filisteus, mas agora ligado ao sacrifício de Isaque. Quanto ao galileu, obviamente que o apresentador liga-o ao "homem que conheceu Jesus"...
Apesar da distância no tempo, o espectador irá admirar-se com o facto de as faces de há 6 mil anos afinal serem idênticas àquelas com que se cruza diariamente nas ruas de Jerusalém...
Shalom, Israel!




1 comentário:

Anónimo disse...

Muito interessante.Daria tudo para ter esse tipo de opção na tv.


Fabiana