terça-feira, fevereiro 18, 2014

DESCOBERTAS PERTO DE JERUSALÉM RUÍNAS DE ALDEIA COM 2.300 ANOS

VISTA AÉREA DAS ESCAVAÇÕES
O Ministério das Relações Exteriores de Israel comunicou hoje aos meios de comunicação social a descoberta de uma aldeia rural habitada por cerca de 200 anos junto à "Burma Road" (descrição abaixo) , e que tem andado a ser escavada pelos arqueólogos entre Agosto de 2013 e Janeiro de 2014. 
A descoberta destas ruínas deu-se "ocasionalmente" pela "Autoridade para as Antiguidades de Israel" durante as obras de escavação para a instalação de uma conduta de gás natural que canalizará o gás até Jerusalém, como parte de um projecto nacional de distribuição de gás natural.
Esta conduta de 35 kms visa canalizar o gás desde a região costeira até à capital do país, Jerusalém.
Com esta descoberta, a entidade arqueológica e a empresa do gás concordaram em desviar o trajecto da conduta de forma a preservar estas importantes ruínas agora escavadas.

PEQUENO ALDEAMENTO RURAL
As escavações cobriram uma área de cerca de 750 metros quadrados e trouxeram á luz um pequeno aldeamento rural com algumas casas de pedra e estreitas vielas entre as mesmas. Cada um dos prédios, que certamente alojaria um núcleo familiar, consistia de várias salas e um átrio aberto. Segunda Irina Zilberbod, directora das escavações, "as salas serviam normalmente como quartos residenciais e salas para armazenamento, sendo as tarefas domésticas realizadas nos átrios abertos."
O local, cujo nome é desconhecido, está situado no topo de uma colina a 280 metros acima do nível das águas do mar, permitindo uma boa visão das imediações. 
À semelhança dos dias actuais, aqueles enormes terrenos eram utilizados para o cultivo de pomares e vinhas, que eram o ganha-pão daqueles povos naquela época.

ORIGEM: PERÍODO HELENÍSTICO
As escavações demonstraram que a povoação atingiu o auge do seu desenvolvimento durante o período helenístico (terceiro século a.C.), quando a Judéia era governada pela monarquia selêucida, logo depois de Alexandre o Grande, tendo sido abandonada no período final da dinastia dos hasmoneus.
Não se sabe por que é que a localidade foi abandonada, pensando-se no entanto que se terá devido a problemas económicos e não a algum incidente violento.
Tal como explicou o Dr. Yuval Baruch, arqueólogo de Jerusalém, "o fenómeno de aldeias e quintas abandonadas no final da dinastia hasmoneana ou durante o início do reinado de Herodes o Grande é-nos familiar em muitos outros locais na Judéia, e poderá estar relacionado com os mega-projectos de construção dirigidos por Herodes, especialmente em Jerusalém, e especificamente no Monte do Templo, causando a migração em massa de aldeões até Jerusalém, para trabalharem nestes enormes projectos."

ACHADOS VALIOSOS
As escavações desenterraram numerosos e variados achados de todos os períodos de ocupação, incluindo utensílios de basalto e calcário usados para a moagem e trituração para uso doméstico, vasos e panelas de cozinha, jarras para armazenamento de líquidos (azeite e vinho), lâmpadas de azeite para uso doméstico, e mais de 60 moedas, incluindo algumas do tempo do rei selêucida Antíoco III, e do rei hasmoneu Alexandre Janeu.

A "Burma Road - estrada de Burma" é uma estrada secundária aberta durante a Guerra da Independência de Israel, no ano 1948, como alternativa à estrada nacional que se encontrava debaixo do fogo cerrado das tropas árabes, e foi usada para o transporte de bens para a cidade sitiada de Jerusalém. Actualmente, esta estrada é utilizada para ciclismo e passeios.

Shalom, Israel!

1 comentário:

Anónimo disse...

Que coisa fantástica!!!Terra de muita história.

Fabiana