sábado, novembro 24, 2018

CRISTÃO HOLANDÊS PLANEIA LEVAR A SUA ARCA DE NOÉ ATÉ...ISRAEL!

O cristão holandês Johan Huibers acredita que o seu país está em vias de sofrer uma grande inundação, e que estamos a viver nos "últimos dias." Segundo ele, o barco que mandou construir não é para "salvar a sua pele", mas para aproximar as pessoas de Deus.
Mas ele não se fica por palavras. Quer levar a arca até à Terra Santa: "É uma cópia do barco de Deus. Deve por isso navegar até à terra de Deus."
Desde há dois anos que esta réplica da Arca de Noé - num tamanho exactamente igual ao da original - tem estado a impressionar os viajantes que passam junto dela, no rio Maas, em Dorderecht, na Holanda. 

CONSTRUÍDA SEGUNDO AS MEDIDAS DA BÍBLIA
A arca foi construída segundo as medidas exactas mencionadas na Bíblia: cerca de 130 metros de comprimento e 25 de altura. A madeira da sua construção equivale a 12 mil árvores. A sua forma distinta e única distingue-se facilmente na linha costeira da pequena cidade no sul da Holanda, bem no interior daquele que é conhecido como o "cinturão bíblico holandês."
Logo após ter ficado pronta em 2012, e após 4 anos de construção, a arca tornou-se rapidamente numa atracção turística nacional e até internacional.
Mas o homem responsável pela sua construção, Johan Huibers, um dedicado empresário cristão não resiste a levar a sua obra até Israel - um país cujos sucessos e problemas estão sempre na sua mente.

"A minha preferência de destino para a arca é Israel" - afirmou há dias o construtor, do cimo do convés superior da embarcação.
Segundo ele, este amor pelo estado judaico e pelo povo de Israel deriva do mesmo impulso que o compeliu a angariar quase 5 milhões de dólares para a construção da arca.
"Pode parecer assustador, mas eu acredito em tudo quanto está escrito neste livro, de capa a capa" - afirmou Huibers, enquanto apontava na direcção de uma Bíblia holandesa traduzida do hebraico. "Esta é uma cópia do barco de Deus. Faz todo o sentido levá-la para terra de Deus" - acrescentou.

PLANOS PARA O BRASIL FALHARAM...O ALVO AGORA É ISRAEL
Logo após que a arca ter ficado pronta, Huibers planeava levar a embarcação para Israel, mas os incêndios terríveis que assolaram o país impediram-no de o fazer na altura. Neste momento ele já não dispõe dos 1,3 milhões de dólares necessários para lá chegar (a arca não tem motor, tem de ser rebocada, e isso custa muito dinheiro). Huibers tinha planeado levar a arca até ao Brasil, mas esses planos também falharam por completo.
"Eu amo a terra, o país e o povo" - afirmou, referindo-se a Israel. E acrescentou: "Eles não obedecem, fazem o que querem, conduzem loucamente, furam as filas, e não ouvem ninguém. Tal e qual como eu."
Mas Huibers, que fez fortuna com a construção de armazéns, quer ser ouvido...
Segundo ele, a arca foi construída para "mostrar ao povo que Deus existe." A arca, que segundo ele foi construída durante quatro anos com a ajuda de sete homens, prova que a arca de Noé pôde ter sido mesmo construída por aquele homem da Bíblia.


"Eu quis que as crianças viessem aqui e sentissem a textura da madeira, vissem os pregos e confirmassem que tudo o que está escrito no livro é verdadeiro" - afirmou.
Apesar do descrédito recebido da própria esposa, a verdade é que após 13 anos Huibers completou a construção. Os media holandeses denominaram-na de "arca de Johan." Mas, devido às restrições logísticas exigidas para a navegação nos canais holandeses, essa arca tinha apenas cerca de 75 metros de comprimento e 11 de largura.

DUAS ARCAS
"Eu queria espalhar a Palavra de Deus pela Holanda" - justificou o empresário cristão, acrescentando que as suas ambições aumentaram "quando todos me perguntavam por que é que ela só tinha metade das dimensões da arca da Bíblia, eu vendi essa arca e construí uma em tamanho real."
A arca do crente holandês não é a única nos dias modernos. Existe uma outra, num parque temático bíblico, no Kentucky, EUA, só que está em terra, não navega, e custou três vezes o valor da que Huibers construiu na Holanda. 
O holandês informou ainda que a sua arca foi construída por carpinteiros amadores, sem formação adequada, acrescentando maior autenticidade à construção: "Tivemos aqui a trabalhar um talhante, um cabeleireiro e um professor. Não éramos construtores profissionais. Muita coisa aqui é um pouco desajeitada."

CONSTRUÇÃO E MATERIAIS
A arca foi construída com uma estrutura metálica e com madeira de cedro americano e de pinho. O seu espaço interior está cercado por convés laterais, cujo tamanho impressionante é ainda mais aumentado pela sua estrutura curva. O interior é relativamente escuro. O barco dispõe de um amplo anfiteatro aberto no seu interior, ligado ao convés elevado através de uma série de degraus que muitos milhares de visitantes, especialmente crianças, já subiram.

RESTRIÇÕES LOCAIS
A arca está actualmente fechada a visitantes devido a desentendimentos entre Huibers e a municipalidade local. Os responsáveis da localidade de Krimpen aan de Ijssel afirmam estar de acordo com a reabertura da arca, exigindo no entanto "certos requisitos", citando para isso preocupações com a segurança pública. Huibers alega que o barco é seguro, protegido pela apólice dos seguros, e equipado com equipamento de extinção de fogos melhor do que o exigido pela lei.
O cristão holandês alega ainda que a relutância em permitirem a reabertura da arca em Krimpen - uma cidade altamente devota - deve-se à forma em como "alguns indivíduos estritamente fechados consideram a arca como uma representação proibida da imagem de Deus."

UM PEQUENO ZOO
Quando se encontrava aberta ao público, a arca tinha um pequeno zoo com animais de estimação, do qual restam apenas agora um pequeno aviário e alguns poucos pássaros. Huibers disse que por agora não tenciona encher a arca de animais vivos, "só para mostrar que cabem." Mesmo assim a arca dispõe de um sistema de drenagem e de saneamento. 

"ÚLTIMOS DIAS"
Para além de desejar uma experiência tangível da arca de Noé para as crianças das escolas, Huibers teve razões mais sombrias para a construção das duas arcas:
"Creio que estamos a viver no fim dos tempos" - afirmou, acrescentando: "Não estamos conscientes disso. As pessoas nunca estão."
Tendo crescido num país em que grande parte do território foi conquistado ao mar, encontrando-se por isso abaixo do respectivo nível das águas, Huibers conhece bem os riscos de uma inundação, não fosse o seu povo andar combatendo os riscos da mesma há mais de mi anos. Ele nasceu 5 anos depois da inundação do Mar do Norte em 1959 que matou mais de 2 mil pessoas numa população ainda a sofrer os efeitos catastróficos da 2ª Guerra Mundial.
"A água virá. Das montanhas, do mar, através da Alemanha. Tal como em 1959" - afirmou, acrescentando: "Parecem notícias aterradoras. Mas não tenho medo disso."
Segundo o empresário, a arca não visa no entanto salvar a vida de Huibers ou da sua família.
"Talvez até sim, quem sabe, mas esse não é o propósito" - afirmou Huibers. "O alvo é educar, lembrar que o nosso mundo está a mudar, e continuará a mudar, tal como vemos agora com o aquecimento global, o aumento do nível das águas do mar e os incêndios."

PROJECTO PARA O MAR MORTO
À medida que se vai preparando para levar a arca até Israel, Huibers vai-se entretendo com um outro projecto que envolve a questão da água na Terra Santa. Ele produziu um sistema baseado na gravidade que segundo ele poderá transportar água das plantas de dessalinização da água do mar das regiões costeiras de Israel, através do deserto, até ao ameaçado Mar Morto.

Em caso de calamidade, o holandês informou que tem disponíveis vários barcos para a família, sendo que um deles pode acomodar até cem pessoas. 
"Talvez acabemos um dia por salvar a vizinhança" - afirmou o visionário.

Shalom, Israel!





1 comentário:

Ruben Fontoura disse...

Fico impressionado com este relato. Sem palavras para tanto empenho.
Depois de ler toda esta descrição, tenho de confessar que se não estivesse escrito na Bíblia, eu não acreditaria que Noé tivesse construído a arca sozinho.Tão gigantesca é a sua envergadura. Podemos perceber que Deus deu tempo de sobra aos homens daquele tempo, para acreditarem na palavra de Noé.Foram anos, assim se calcula. Foi preciso uma fé colossal para se dedicar de corpo e alma à construção daquele instrumento, destinado a salvar de algo que nunca tinham visto: a chuva.