sexta-feira, novembro 16, 2018

DESCOBERTA NO NEGUEVE A MAIS ANTIGA REPRESENTAÇÃO DA FACE DE JESUS

A mais antiga representação da face de Jesus foi descoberta numa antiga igreja bizantina datada do século 6, bem no interior do deserto israelita do Negueve.
A arqueóloga Dra. Emma Maayan-Fanar identificou o esboço da face do Messias Jesus a partir de umas linhas quase apagadas, através de uma combinação de condições quase milagrosas.
O projecto de escavações no deserto tem sido conduzido por arqueólogos da Universidade de Haifa. A Dra. Emma revelou a um jornal israelita que durante uma visita recente à "Igreja do Norte", uma das três no local, olhou casualmente para a abside do baptistério, e viu de imediato a face de Jesus olhando para ela.

"Eu estava sob a abside no lugar certo, na altura certa. Aquilo está tão escondido - é impossível ver - mas as condições de luz eram perfeitas" - testemunhou a arqueóloga.
Na edição de Agosto do "Journal Antiquity", a equipa de pesquisa escreveu que a face, incluída numa larga representação do baptismo de Jesus é "a primeira cena pré-iconoplástica do baptismo de Jesus alguma vez descoberta na Terra Santa."
Ao contrário de outras representações encontradas no Ocidente, em que Jesus aparece vestido de um robe e com cabelo liso comprido, o "Jesus" aqui visto é jovem, com uma coifa encaracolada recortada. 

Os pesquisadores acrescentaram ainda: "Apesar da sua condição fragmentada, ela revela uma face de um jovem representada na parte cimeira da abside. A figura tem cabelo curto encaracolado, uma face comprida, olhos grandes e um nariz alongado."
Para a Dra. Emma, não há qualquer dúvida de que esta gravura representa a face de Jesus, muito comum na época. 

Shalom, Israel!

1 comentário:

Ruben Fontoura disse...

Isto só prova que as imagens do rosto que por aí se vêem, não passam de mera recriação humana. Tudo mero mercantilismo.