sexta-feira, dezembro 20, 2019

ARQUEÓLOGOS AFIRMAM TER ENCONTRADO A PEDRA QUE SERVIU DE BASE PARA A ARCA DA ALIANÇA

Arqueólogos em actividade de escavações nas ruínas da cidade bíblica de Beit Shemesh, a 20 kms a ocidente de Jerusalém, afirmam ter encontrado a pedra que há 3.100 anos serviu de base para arca da aliança.
Tudo leva a crer que este achado ontem anunciado poderá estar ligado à narrativa do Antigo Testamento.

As escavações destas ruínas de há 3.100 anos iniciaram-se em 2012, e entre os achados está a base daquilo que teria sido um templo onde poderá ter assentado a arca da aliança.
O edifício cujas ruínas estão sendo escavadas dá a entender tratar-se de um templo, tendo em vista que as suas paredes eram grossas, estar afastado das casas da cidade e dispõr de uma plataforma que poderia ter sido utilizada para cerimoniais religiosos.
Dentro da estrutura os pesquisadores deram com ossos de animais, pedaços de cerâmica, taças e pedras lavradas que poderiam ter sido usadas como lagares de azeite ou de vinho, provavelmente para práticas religiosas.

Em meados do 12º século a.C. o edifício foi arrasado e os seus utensílios espalhados. O local foi depois usado para guarda de animais, tendo-se ali acumulado as respectivas fezes, em várias camadas, que os  pesquisadores inicialmente pensarem serem cinzas.
Segundo um dos peritos, a utilização do local para a guarda de animais poderá ter sido propositada, tornando-se numa "abominação intencional" por parte dos filisteus. Beit Shemesh situava-se numa fronteira volátil que separava os filisteus das áreas controladas pelos israelitas.
Beit Shemesh foi abandonada ou destruída, e consequentemente reconstruída, diversas vezes, num espaço de 200 anos.

UMA GRANDE PEDRA BASE
No Verão passado, os arqueólogos deram com uma grande pedra toda lisa na sua face, assentada sobre outras duas pedras mais pequenas, formando uma espécie de mesa. Segundo os arqueólogos, é improvável que a pedra tenha caído ali por acaso.
A disposição das pedras recorda a descrição da pedra sobre a qual a arca da aliança foi colocada, segundo o relato no Primeiro Livro do profeta Samuel, e tem origem na mesma data.
Segundo a narrativa bíblica, a arca foi inicialmente deixada numa comunidade na região de Siló, no Norte de Jerusalém, depois que os israelitas chegaram àquela área.
Os filisteus conseguiram levar com eles a arca após uma grande batalha, mas Deus castigou-os com doenças, levando os filisteus a devolverem a mesma aos israelitas.
Quando os filisteus levaram a arca até Beit Shemesh, segundo o relato bíblico, estava ali "uma grande pedra." Os residentes da cidade "descarregaram a arca da aliança e os objectos de ouro que com ela estavam e colocaram-na sobre uma grande pedra" - relata o texto bíblico.
A arca foi mais tarde transferida para Quiriate-Jearim, e posteriormente para Jerusalém. 

Nada é certo nem garantido quanto à ligação desta pedra com a arca da aliança. Mas a descoberta das ruínas da antiga cidade e de outros artefactos vêm comprovar os vários relatos bíblicos que mencionam a existência desta localidade, incluindo a menção da "grande pedra", sabendo-se que grandes vultos da História antiga de Israel também passaram por esta cidade.

Shalom, Israel!



1 comentário:

lucianoadriano6@gmail.com disse...

O Senhor Yahweh coloca sua mão sobre a arqueologia ética para que a Verdade da sua Palavra seja revelada.