segunda-feira, dezembro 02, 2019

NETANYAHU INCENTIVOU DONALD TRUMP A RECONHECER O VALE DO JORDÃO COMO TERRITÓRIO ISRAELITA

Num telefonema realizado ontem para o presidente norte-americano Donald Trump, Benjamin Netanyahu - numa estratégica jogada política que pode jogar a seu favor - sugeriu ao presidente norte-americano que reconhecesse a área estratégica do vale do rio Jordão, na parte oriental de Israel fronteiriça com a Jordânia, como parte do território israelita.
As palavras de Netanyahu não poderiam ser mais objectivas: "Temos de agarrar esta oportunidade histórica de anexar o vale do Jordão."
Segundo aquilo que se soube hoje através do próprio primeiro-ministro, o governo dos EUA parece não estar contra esse passo que, como se sabe, é fortemente contestado pela comunidade internacional, e em especial pela vizinha Jordânia.
Durante a inauguração esta manhã de 12 novas fábricas na região de Ashkelon, Netanyahu informou que conversou ontem ao telefone com Donald Trump, segundo as suas próprias palavras, "uma conversa muito importante para a segurança de Israel."
"Conversámos sobre o Irão, mas também falámos bastante tempo acerca das oportunidades históricas que se nos deparam nestes próximos meses - entre elas está o estabelecimento do vale do Jordão como a fronteira oriental reconhecida do estado de Israel, bem como um acordo de defesa com os Estados Unidos. São coisa sobre as quais apenas podíamos sonhar, mas agora temos a oportunidade de as realizar" - afirmou Netanyahu.

No passado mês de Setembro Netanyahu prometeu que, se fosse reeleito, anexaria imediatamente o vale do Jordão, uma língua de terra ligando a Margem Ocidental ao Jordão e que Israel vê como um activo vital para a sua segurança. 
A Jordânia reagiu de imediato, baixando o nível diplomático das suas relações com Israel, e tem andado a dar sinais da sua "força militar" nestes últimos dias, esquecendo-se que perdeu todas as guerras que combateu contra Israel.
Pouco a pouco, as profecias vão-se cumprindo...

Shalom, Israel!

1 comentário:

Victor Nunes disse...

Ótimo assim deve ser