segunda-feira, fevereiro 17, 2020

TEMPLO CANANEU DESCOBERTO NUMA CIDADE DESTRUÍDA POR JOSUÉ

Mais uma impressionante descoberta arqueológica vem comprovar a veracidade dos relatos bíblicos: foi hoje comunicada a descoberta de um templo cananeu com muitos artefactos numa antiga cidade bíblica que, segundo a Bíblia, foi destruída pelos israelitas quando entraram na Terra de Israel após quarenta anos no deserto. Esta descoberta esclarece questões relacionadas com a antiga Laquis.
Segundo o relato bíblico de Josué 10:31-32, "Josué, e todo o Israel com ele, avançou de Libna para Laquis, cercou-a  e atacou-a. O Senhor entregou Laquis nas mãos dos israelitas, e Josué tomou-a no dia seguinte. Atacou a cidade e matou à espada todos os que nela viviam, como tinha feito com Libna."

IMAGENS DE BAAL
Dentre os impressionantes achados, foi encontrado um fragmento de cerâmica com a representação da letra hebraica "samekh", representando a mais antiga representação encontrada até hoje desta letra, artefactos de ouro e estatuetas representando o deus guerreiro Baal, mencionado dezenas de vezes por toda a Bíblia, incluindo algumas alturas em que os israelitas abandonaram o culto a Deus para cultuarem a Baal. 

De acordo com um dos arqueólogos responsáveis, o professor Yosef Garfinkel, "segundo as fontes históricas conhecidas, a cidade era um grande centro cananeu. Não existe nenhum outro sítio na região tão preeminente. É a localidade certa, o local exacto, e o nome Laquis foi encontrado em algumas das inscrições aqui encontradas."
A equipa de Garfinkel iniciou as escavações neste local em 2013.
"Escavámos um templo, e dedicamos-lhe três ou quatro anos, uma vez que é muito raro encontrarmos sítios cananeus em Israel" - afirmou Garfinkel, acrescentando: "Este tipo de estrutura só foi achada em Megido, Nablus e Hazor. Mas esta é a primeira vez em que descobrimos um tipo de de estrutura simétrica de templo tão grande."




ENORME ESTRUTURA DE UM TEMPLO PAGÃO
A disposição quadrangular do edifício destaca um espaço fronteiro com duas colunas e duas torres conduzindo a uma grande sala, bem como a um santuário interior com quatro colunas de suporte e várias pedras não trabalhadas que poderão ter representado os vários deuses ali adorados. Várias outras salas laterais foram também escavadas. 

Shalom, Israel!

Sem comentários: