sábado, dezembro 12, 2020

ISRAEL NORMALIZA RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS COM O BUTÃO

 

Mais um país corajoso a estabelecer relações diplomáticas com Israel: desta vez é o Butão, que acabou há poucas horas de assinar um acordo diplomático entre as duas nações, através do embaixador de Israel na Índia Ron Malka e o seu par butanês Vetsop Namgyel.

Desde há cerca de um ano que os ministros das Relações Exteriores dos dois países mantinham conversações secretas visando o estabelecimento de relações oficiais. Este novo acordo não está inserido dentro dos famosos e recentes "acordos de Abraão" mediados pelos EUA, tanto mais que o Butão ainda não tem relações diplomáticas com os Estados Unidos.

O Butão é um reino budista nos Himalaias, fazendo fronteira com a Índia e a Região Autónoma do Tibete. O Butão só tem relações diplomáticas com 53 países, uma lista que não inclui países como os Estados Unidos, o Reino Unido, a França e a Rússia. Este país asiático não tem também relações com a China, tendo encerrado a sua fronteira Norte com aquele país depois da invasão chinesa do Tibete em 1959.

Segundo o embaixador israelita, esta cerimónia assinalando o início das relações entre Israel e o Butão foi "empolgante, modesta...mas muito significativa."

Shalom, Israel!