quarta-feira, dezembro 23, 2020

PARLAMENTO ISRAELITA DISSOLVIDO - NOVAS ELEIÇÕES EM MARÇO, AS QUARTAS EM 2 ANOS

 

Era de prever que o governo de coligação não iria durar muito tempo. Em Israel isso é quase impossível. Ao fim de 7 meses de turbulenta governação partilhada, o parlamento foi dissolvido à meia-noite de hoje, uma vez que o orçamento de estado para 2021 não foi aprovado. As novas eleições já foram marcadas para 23 de Março próximo. Estas serão as quartas eleições num espaço de apenas 2 anos.

O actual primeiro-ministro Benjamin Netanyahu não encontrará facilidades nas próximas eleições, e elas não virão como até agora do partido "Azul e Branco", com o qual fez esta coligação agora dissolvida, mas de partidos ainda mais à sua direita, como é o caso do novo partido "Nova Esperança", fundado por um ex-membro do partido de Netanyahu, o Likud, e constituído para depôs o actual primeiro-ministro. Por outro lado, Naftali Bennet, líder de um partido de direita ligado aos ortodoxos, almeja também suplantar Netanyahu nas próximas eleições. Os dois líderes da oposição têm uma posição mais dura em relação aos palestinianos e aos assentamentos judaicos. 

Netanyahu, com 71 anos, tem estado consecutivamente na governação desde 2009, tendo sido também primeiro-ministro entre os anos 1996-1999, sendo desta forma o governante israelita com maior duração. Netanyahu presidirá ao governo de transição até às novas eleições, a realizar daqui a 90 dias.

Shalom, Israel!