quarta-feira, dezembro 16, 2020

RÚSSIA: "O NOSSO OBJECTIVO FINAL É O ESTABELECIMENTO DE UM ESTADO PALESTINIANO"

 

Em afirmações prestadas por Sergey Lavrov, ministro russo para as relações exteriores, numa reunião com o seu par dos Emirados Árabes Unidos ontem realizada em Moscovo, o ministro afirmou que o estabelecimento de um estado palestiniano é o objectivo final da diplomacia russa: "A normalização entre Israel e os estados árabes não significa que a resolução da questão palestiniana se torne numa prioridade secundária."

"Estamos unidos na nossa opinião com os Emirados Árabes Unidos na questão palestiniana. A normalização dos laços de Israel com estados árabes está a ganhar força. Isso é com certeza um fenómeno positivo em geral, pois elimina disputas há muito sustentadas e estabelece canais de comunicação cultural e legal" - afirmou Lavrov.

No entanto, o ministro russo enfatizou que a Rússia sempre reivindicou que o processo palestiniano não pode ser relegado para "uma segunda prioridade e esquecido." Lavrov reiterou que a questão palestiniana deve ser solucionada na base das resoluções das Nações Unidas existentes que devem incluir o estabelecimento de um estado palestiniano independente a ser estabelecido lado a lado com o estado de Israel, com paz e segurança. Para Lavrov a comunidade internacional tem de ajudar ao reatamento das conversações directas entre Israel e os palestinianos.

Para tal, e segundo Lavrov, a Rússia tem repetidamente proposto a renovação do trabalho do "Quarteto para a paz" - representantes da Rússia, Estados Unidos, Nações Unidas e União Europeia. O ministro acrescentou ainda que Moscovo vê a necessidade de partilhar os esforços do Quarteto com representantes da Liga Árabe, um outro "Quarteto" que incluiria o Egipto, a Arábia Saudita, a Jordânia e os Emirados Árabes Unidos. 

"Penso que podemos e devemos combinar os esforços do quarteto internacional com o quarteto árabe a  ser estabelecido de forma a concordarmos com as condições para que se renovem as negociações directas entre os palestinianos e Israel. O nosso objectivo final é conseguir-se uma total normalização no Médio Oriente, o estabelecimento de um estado palestiniano, e o estabelecimento de laços entre Israel e todos os países na região" - concluiu o ministro russo.

Desta forma, e tal como já antes aconteceu, a Rússia coloca-se na mira da ira do Deus de Israel, que prometeu vingar-Se de todas as nações que dividirem a Sua Terra.

Shalom, Israel!


1 comentário:

Victor Nunes disse...

isso vai trazer o apocalipse