quinta-feira, julho 22, 2021

ISRAEL VAI SER O PRIMEIRO PAÍS DO MUNDO A TESTAR A INOVADORA VACINA ORAL PARA A COVID "ORAVAX"

Sempre na vanguarda, Israel prepara-se para ser o primeiro país do mundo a testar a nova vacina oral para a covid-19 "Oravax", desenvolvida pelos laboratórios "Oramed Pharmaceuticals."

Esta empresa prepara-se para iniciar testes clínicos da sua vacina no Centro Médico Sourasky, em Tel Aviv, após ter recebido aprovação para o seu protocolo de estudos do comité responsável do hospital. Espera-se agora para as próximas semanas a aprovação do Ministério da Saúde.

A empresa subsidiária "Oravax" já completou na Europa o fabrico de vários milhares de cápsulas disponíveis para os testes em Israel e, eventualmente, em outros países.

A "Oramed" é uma empresa farmacêutica de testes clínicos baseados em tecnologias desenvolvidas pelo Centro Médico da Universidade Hadassah, em Jerusalém. Em Março passado a empresa anunciou uma "joint-venture" com a empresa indiana "Premas Biotech" para a obtenção de uma vacina oral inovadora. A "Oravax" é o resultado dessa junção. 

A tecnologia da "Oramed" pode ser utilizada para a administração oral de um número de terapias baseadas em proteínas que seriam aplicadas por meio de injecções. A "Oramed" encontra-se actualmente a meio da fase III dos testes clínicos de uma cápsula oral com insulina para a diabetes tipo 1 e 2 nas norte-americana "FDA - Food and Drug Administration."

A candidata a nova vacina "Oravax" é direccionada a três proteínas da estrutura do novo coronavírus, em contraste com uma única proteína direccionada pelas actuais vacinas da Pfizer e da Moderna. Assim sendo, esta nova vacina será muito mais resistente a novas variações da covid-19, incluindo a Delta. 

A serem derrubadas as últimas barreiras para a comercialização desta nova vacina inovadora, estaremos perante uma autêntica revolução mundial, uma vez que as pessoas poderão tomar as vacinas no conforto das suas próprias casas. Para além disso, está comprovado que a vacina aplicada por via oral produz menos efeitos colaterais. Para além disso, estas vacinas poderão ser conservadas à temperatura ambiente, não precisando de ser administradas por técnicos, tornando a sua aplicação muito mais fácil e prática. 

Shalom, Israel!