segunda-feira, julho 05, 2021

PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA AVIÃO DA FORÇA AÉREA DE MARROCOS ATERRA EM ISRAEL

É a primeira vez desde a fundação do moderno estado de Israel em 1948 que um avião de um país do Norte de África aterra em Israel. Graças aos "acordos de Abraão", vários países árabes têm feito acordos de normalização diplomática com o estado judaico, e Marrocos é o último a fazê-lo, esperando-se que a lista possa continuar. 

Ontem mesmo, um avião da Força Aérea de Marrocos aterrou na base militar israelita de Hatzor, reforçando as relações amistosas entre ambos os países. O avião cargueiro Hércules C-130 aterrou em Israel antecipando um exercício militar conjunto com os EUA e outros países para o final do mês. O avião foi visto por vários observadores amadores de radar, mas Israel não confirmou nem negou a notícia. 

Marrocos assinou os "acordos de Abraão" em Dezembro passado, e é o único país árabe a ensinar a História e cultura judaicas. Para além disso, é também o único país árabe com um museu judaico. 250.000 judeus viviam em Marrocos em 1948, mas logo após a declaração de independência de Israel irromperam confrontos no país contra os judeus, levando a que a maioria da comunidade fugisse do país. Em 2019, a população judaica no país rondava as 2.100 pessoas. Vivem actualmente em Israel cerca de 1 milhão de judeus descendentes da comunidade que vivia em Marrocos. 

Shalom, Israel!

1 comentário: