quarta-feira, julho 07, 2021

NOVA TECNOLOGIA ISRAELITA TORNA OS SEUS SOLDADOS INVISÍVEIS AO INIMIGO

Israel tem que obrigatoriamente estar sempre um passo à frente dos seus inimigos. Muito em especial no que concerne às tecnologias ligadas ao armamento. Com o grupo terrorista Hezbollah a conseguir desenvolver tecnologia de visão noturna e avançados equipamentos de imagem, Israel viu-se obrigado a procurar contramedidas. 

O país revelou agora uma tecnologia de camuflagem multiespectral que torna os soldados quase invisíveis. Trata-se de um lençol denominado "kit 300" que combina microfibras, metais e polímeros, num material extremamente leve. A camuflagem multiespectral oculta a visibilidade de pessoas e de outros objectos, incluindo até a detecção electrónica. 

O "kit 300" foi desenvolvido pela "Solaris Solutions", uma empresa sediada em Cesareia e especializada na "tecnologia inovadora e eficiente para soluções de sobrevivência", em cooperação com o Ministério da Defesa. O Ministério já testou o "kit 300" e adicionou-o ao seu plano de compras. 

Este novo equipamento permitirá que os soldados israelitas se enrolem com estes "lençóis" quando em deslocação. Soldados dispostos em posição poderão também juntar os seus "lençóis", de forma a construírem uma barreira que se parecerá a um rochedo. Os "lençóis" individuais, que podem ser dobrados em pequenos rolos, pesam cerca de 500 gramas. "Alguém que os observe ao longe através de binóculos não verá soldados."

Os "lençóis" são produzidos com diversas colorações para diferentes tipos de paisagem e podem ser moldados em formas tridimensionais, podendo inclusivamente ser usados como maca.

Shalom, Israel!

1 comentário: