terça-feira, agosto 20, 2024

ISRAEL RECUPERA OS CORPOS DE 6 REFÉNS MORTOS DURANTE O CATIVEIRO DO HAMAS


As IDF confirmaram ter recuperado os corpos de 6 reféns israelitas através de uma operação nocturna em Khan Younis, na parte Sul da Faixa de Gaza.

Os reféns cujos corpos foram agora extraídos de Gaza são: Alex Dancyg, de 75 anos, Yagev Buchshtav, de 35 anos, Chaim Peri, de 79 anos, Yoram Metzger, de 80 anos, Nadav Popplewell, de 51 anos, e Avraham Munder, de 78 anos. Dois destes reféns haviam sido já declarados mortos em Julho, outros três em Junho. Estes cinco reféns morreram em Khan Younis, em pleno cativeiro às mãos dos assassinos do Hamas, embora não se saiba ainda a causa das suas mortes. Munder não tinha sido ainda declarado morto pelas IDF, embora existissem preocupações quanto ao seu estado de saúde. As IDF irão investigar a causa das mortes destes reféns, não se excluindo a hipótese de terem sido atingidos pelos bombardeamentos israelitas. 

Estes corpos foram recuperados durante uma operação das IDF num dos túneis em Khan Younis. Todos estes reféns haviam sido sequestrados de dois kibbutzin no 7 de Outubro perto da fronteira com Gaza. 

Calcula-se que neste momento ainda estejam 105 reféns em Gaza, não se conhecendo no entanto a sua condição, até mesmo quantos estarão ainda vivos. 

"NETANYAHU PAGARÁ POR ISTO"

O filho de um dos reféns cujo corpo foi agora recuperado de Khan Younis não se conforma com a postura do governo de Netanyahu, acusando o primeiro-ministro de "preferir abandonar os reféns para poder sobreviver." Segundo o testemunho de vários dos reféns já libertos, o refém em causa, Alex Dancyg, estaria em boas condições físicas durante os primeiros meses de cativeiro, pelo que terá sido a inércia do governo que impediu que ele tivesse sido liberto.

"Tanto ele como todos os reféns poderiam ter sido trazidos de volta" - acusa Mati Dancyg, filho do refém, acrescentando: "Netanyahu escolheu sacrificar os reféns. Ele será julgado pelo karma, e ele pagará por isso."

Segundo as IDF, tanto Netanyahu, como Gallant e Ben Gvir já enviaram as condolências aos familiares dos reféns mortos, tendo elogiado a acção destemida das forças israelitas e prometendo trazer todos os reféns de volta a Israel.

Shalom, Israel!


Sem comentários: