quinta-feira, agosto 01, 2024

ESPAÇO AÉREO ISRAELITA É SEGURO - GARANTE O DIRECTOR DO AEROPORTO DE TEL AVIV



A meio das ameaças de um ataque coordenado pelo Irão e seus proxies, como vingança pela morte de dois importantes terroristas num espaço de 7 horas - em Beirute e em Teerão - mas para o qual Israel já está devidamente preparado, várias companhias aéreas têm estado a suspender temporariamente os seus voos, prejudicando injustificadamente milhares de passageiros que querem sair ou regressar a Israel. 

O responsável do principal aeroporto de Israel - o aeroporto internacional de Ben Gurion - Shmuel Zakai, veio entretanto informar que a segurança está plenamente garantida e que muitas companhias continuam a aterrar e decolar deste aeroporto com toda a tranquilidade. No dia de hoje, cerca de 70.000 passageiros passaram pelo aeroporto, voando em cerca de 413 voos operados por 60 companhias aéreas. 

"Os voos para Israel são seguros" - afirmou o director, citando não só as autoridades aéreas israelitas, mas também os reguladores globais, incluindo a Administração da Aviação Federal , dos EUA e o respectivo parceiro europeu. Contrastando com a situação no Líbano, estas autoridades não emitiram instruções desaconselhando voos para Israel. 

"O espaço aéreo de Israel é absolutamente seguro" - concluiu Zakai. 

E como prova, Zakai usou o exemplo da madrugada de 13 para 14 de Abril, quando o Irão lançou um ataque sem precedentes contra Israel, usando mísseis e drones, quase na sua totalidade ineficazes contra Israel: "Quando achamos que o espaço aéreo não é seguro para voos, nós fechamo-lo. E isso gerou-nos muito crédito a nível internacional."

As companhias aéreas israelitas El Al, Israir e Arkia estão a operar os seus voos normalmente, estando agora a preparar voos adicionais para ajudar israelitas a regressarem ao país. 

Shalom, Israel!