segunda-feira, fevereiro 03, 2025

O PRIMEIRO ENCONTRO DA INTENSA AGENDA DE NETANYAHU NOS EUA SERÁ COM LÍDERES EVANGÉLICOS


A agenda do primeiro-ministro de Israel em Washington já foi divulgada e é de facto bastante preenchida, ao ponto de ele ter de prolongar por mais alguns dias a estadia nos EUA.

O primeiro encontro será esta tarde, pelas 17 horas, e será com vários líderes evangélicos, na Blair House, na capital norte-americana.

Às 18H30 Netanyahu tem um encontro marcado com Steve Witkoff, o enviado especial de Trump ao Médio Oriente. 

Pelas 16 horas de amanhã dar-se-à o tão esperado encontro entre Netanyahu e Trump, ao qual se seguirá uma conferência de imprensa e um encontro em privado com jornalistas israelitas.

Às 11 horas da Quarta-Feira Netanyahu irá reunir-se com o Conselheiro para a Segurança Nacional dos EUA, Michael Waltz, e pelas 15 horas reunirá com o Secretário da Defesa Pete Hegseth, já no Pentágono. 

Na Quinta-Feira o primeiro-ministro estará no Capitol Hill, onde pelas 10 da manhã se reunirá com o líder da maioria do Senado, John Thune, a que se seguirá um encontro com vários outros líderes do Senado norte-americano. Pelas 13 horas deverá encontrar-se com o presidente da Casa dos Representantes, Mike Johnson, a que se seguirá um comunicado conjunto à imprensa. Netanyahu terá depois um encontro com outros deputados. 

Netanyahu permanecerá em território norte-americano durante a celebração do Shabat, estando assim ausente de Israel durante a nova libertação de reféns prevista para Sábado. 

As famílias dos reféns ainda na posse dos terroristas pediram a Netanyahu para avançar com a segunda fase do acordo com o Hamas que permitirá a libertação dos últimos reféns ainda em Gaza após o término da primeira fase que permitirá a libertação de 33 reféns israelitas e de outros países em troca da libertação de centenas de criminosos das prisões israelitas. 


"UM ENCONTRO MUITO IMPORTANTE"

Comentando sobre o encontro que irá ter com o presidente Trump pouco antes de embarcar para Washington, Netanyahu afirmou aos repórteres presentes no aeroporto tratar-se de "um encontro muito importante." E acrescentou: "O facto de este ser o primeiro encontro do presidente Trump com um líder estrangeiro desde que tomou posse é um testemunho da força da aliança israelo-americana. É também um testemunho da força da nossa amizade pessoal."

Netanyahu informou que iria abordar com Trump os temas da guerra com o Hamas, a libertação dos reféns e o eixo de terrorismo iraniano. 

"Procurarei alargar o círculo da paz e conseguir uma notável era de paz por meio da força."


NORMALIZAÇÃO COM A ARÁBIA SAUDITA?

Um dos temas fortes do encontro com Trump será obviamente a normalização das relações diplomáticas entre Israel e a Arábia Saudita, dando continuidade aos "Acordos de Abraão" iniciados durante o primeiro mandato de Donald Trump, mas interrompidos pelo massacre do 7 de Outubro.


Um pouco por todo o lado, desde Jerusalém a Tel Aviv e até em Washington já se veem grandes painéis com a frase: "We are ready" (Estamos prontos). Segundo se crê, esta possibilidade criaria um novo Médio Oriente, com um Irão a recuar nas suas maléficas intenções e criando uma maior estabilidade regional. 

Uma coisa é certa: esta visita de Netanyahu a Washington é de grande significado e poderá sem dúvida moldar os destinos do Médio Oriente para os próximos anos...

Shalom, Israel!

Sem comentários: