quinta-feira, fevereiro 13, 2025

SE O HAMAS LIBERTAR 3 REFÉNS NO SÁBADO, ISRAEL MANTERÁ O ACORDO DE CESSAR-FOGO


Graças às fortes ameaças dos EUA e de Israel, o Hamas comprometeu-se a prosseguir com o acordo, prometendo libertar 3 reféns neste próximo Sábado, tal como Israel exigiu.

Segundo o comunicado do grupo terrorista divulgado esta tarde, "as conversações foram dominadas por um espírito positivo, e os irmãos mediadores no Egipto e no Qatar confirmariam que acompanhariam tudo isto, removendo obstáculo e tapando brechas."

"Da mesma forma, o Hamas confirma a sua posição continuada de implementação do acordo segundo o que foi assinado, incluindo a troca de prisioneiros segundo o calendário especificado" - reza a declaração do grupo terrorista palestiniano. 

Ainda não se sabe como é que o presidente Trump irá reagir à libertação de apenas 3 reféns, uma vez que ele exigiu por diversas vezes a libertação de todos os reféns até ao meio dia de Sábado, caso contrário, iria soltar o inferno sobre Gaza. Netanyahu também pressionou o Hamas, ameaçando voltar aos "combates intensos" caso o Hamas não libertasse reféns. A diferença é que, ao contrário de Trump, Netanyahu não mencionou "todos os reféns", mas apenas "reféns."


O próprio Hamas já veio confirmar hoje que a ajuda humanitária está "a entrar toda" na Faixa de Gaza, incluindo na parte Norte do enclave. 

Israel comunicou ontem que prosseguiria com o acordo, caso o Hamas libertasse reféns no próximo Sábado. 

ROCKET DISPARADO DO INTERIOR DE GAZA CAIU... EM GAZA

Israel já tornou públicas as imagens do lançamento de um rocket esta tarde desde o interior de Gaza, e que caiu dentro do território, acabando mor matar um adolescente palestiniano. A aviação israelita atacou e destruiu entretanto o lançador de rockets envolvido nesta provocação.


NETANYAHU EM REUNIÃO PROLONGADA NO COMANDO SUL

Há mais de 4 horas que prossegue a reunião de Netanyahu com o comando Sul das IDF, em que estão a ser estudadas as várias opções operacionais das IDF para "diversos cenários", caso as coisas corram mal no próximo Sábado. 

Shalom, Israel!

Sem comentários: