terça-feira, setembro 12, 2006

ALGUMAS LIÇÕES DO 11 DE SETEMBRO


Cinco anos volvidos após o terrível e hediondo ataque terrorista ao coração da América, constatamos algumas coisas preocupantes:

1º - o mundo realmente não foi mais o mesmo. Os atentados em Madrid e em Londres
colocaram a questão do terrorismo na agenda das preocupações européias. As recentes tentativas para explodir aviões, descobertas e desmontadas a tempo pelos serviços secretos britânicos provam que os terroristas não olham a meios para alcançar os seus fins.
2º - entrámos num verdadeiro "choque de civilizações". Apesar dos esforços de muitos para limpar a imagem do islão, tentando fazer dessa religião uma religião de paz, a verdade é que a essência do islão tem a ver com a conversão forçada dos infiéis e a purificação da terra consagrada a Allah.
3º - a Europa está completamente à mercê dos grupos de terror. Fazer do Hamas um partido político é o mesmo que tornar Hitler num protector dos judeus. A paralisia européia causada pelo "politicamente correcto", especialmente dos partidos da esquerda, tem permitido que o Irão continue a ganhar tempo e que os grupos terroristas possam prosseguir os seus sinistros objectivos.
4º - como sempre, será Israel e seus aliados a pagar a factura. Quando Israel se defende dos terroristas é logo criticado. Os EUA estão numa situação difícil, não só por causa do atoleiro do Iraque, mas ainda pela incapacidade em derrotar de facto as fontes de terrorismo no Afeganistão, Iraque e Irão.
Apesar de tudo, estes países ainda acreditam que será possível derrotar o terrorismo, e têm tido a coragem de o enfrentar.

Gostaria muito que o mundo olhasse para o 11 de Setembro como uma mudança no tempo, um desafio e provocação a todas as crenças e valores que o Ocidente judaico-cristão tem defendido ao longo de séculos. Que se entenda que o terrorismo veio para ficar, a menos que o enfrentemos com coragem e o façamos a tempo.
O filme que hoje vi - "Voo 93" - mostra tragicamente que se a reacção organizada dos passageiros à acção dos terroristas tivesse acontecido alguns minutos antes, talvez o trágico fim daquele voo pudesse ser evitado. De facto eles reagiram. Porém, tarde de mais.
Espero que não acordemos tarde de mais para a triste realidade que o 11 de Setembro revelou ao mundo inteiro.

Shalom, Israel!

Sem comentários: