domingo, setembro 24, 2006

CRISTÃOS NA FAIXA DE GAZA EM PERIGO




Líderes religiosos muçulmanos na Faixa de Gaza avisaram o papa Bento XVI de que ele deve "aceitar" o Islão se quiser viver em paz. Um grupo anteriormente desconhecido, auto-entitulando-se como Organização do Exército Huda ameaçou matar todos os cristãos residentes na Faixa de Gaza.
Huda
significa "direcção".
"Atingiremos todos os cruzados na Faixa de Gaza"- anunciou o grupo num panfleto.
O grupo também ameaçou atacar igrejas, instituições e casas pertencentes a cristãos.
Ameaçou também atacar com um punho de ferro todos quantos defenderem os cruzados.
Esta ameaça é a segunda feita na Faixa de Gaza nestes últimos dias. Um outro grupo anónimo, chamado de O Exército da Espada do Direito tinha também ameaçado atacar igrejas e cristãos em resposta aos comentários feitos na semana passada pelo papa Bento XVI, ao citar um texto do séc. 14, que descrevia o Islão como "mau e desumano".
Cerca de 4.500 cristãos vivem na Faixa de Gaza, no meio de mais de 1,3 milhões de muçulmanos. Um líder cristão na Faixa de Gaza disse terem apelado à Autoridade Palestiniana por protecção. "Os cristãos não se têm manifestado publicamente e muitos gostariam de abandonar aquela área por medo de perderem as suas vidas" - adiantou.
O mesmo tipo de ameaça foi feita por um grupo militante iraquiano associado à Al-Qaeda. Numa informação dada pela internet, o Concílio dos Mujahideen Shura, um grupo iraquiano liderado pela Al-Qaeda, ameaçou com ataques aos "adoradores da cruz" por causa dos comentários proferidos pelo papa. Ameaçaram: "Não tens outra escolha senão o Islão ou a morte. Quebraremos a cruz e derramaremos o vinho".

Aproximam-se dias difíceis. O rastilho foi aceso e não será fácil lutar contra a ignorância. E a Europa continua a parecer ter medo dessas ameaças, calando-se, ou pouco fazendo para conter a raiva colectiva... Será o preço a pagar por ter abandonado os valores judaico-cristãos sobre os quais foi construída e prosperou? Creio que essa é a triste realidade...

Shalom, Israel!

Sem comentários: