sexta-feira, novembro 10, 2006

ACABOU-SE A "PARÓDIA" DOS GAYS...


Após uma semana de tensões por causa da parada dos gays e lésbicas, em que se temeu o pior, as coisas acabaram sem incidentes. Milhares de cristãos pelo mundo fora solidarizaram-se com os opositores judeus, orando contra esta abominação na Cidade Santa, e Deus respondeu parcialmente, pois a manifestação foi realizada num recinto desportivo da universidade hebraica. Alguém já sugeriu hoje que a mesma se deveria passar a chamar: "Sodoma & Gomorra"...! Por toda a Jerusalém as sinagogas encheram-se de judeus zelosos orando pela Cidade Santa. Cerca de 50 gays tentaram manifestar-se pelas ruas centrais, mas foram prontamente impedidos pela polícia.
A manifestação foi realizada a cerca de 5 kms do centro de Jerusalém - para onde estava inicialmente prevista - próximo dos espaços governamentais, com a "protecção" de 3 mil polícias.
No meio da tensão, a polícia havia pedido que a parada fosse cancelada, mas o procurador geral preferiu que as partes envolvidas chegassem a um entendimento. É uma atitude muito "democrática", sem dúvida, semelhante àquela que Pilatos teve diante do processo mais perverso da História humana...
De qualquer forma, este evento serviu para aprofundar o já grande fosso existente entre a sociedade secularizada e os judeus ortodoxos em Israel. Alguns milhares de pessoas vieram participar no evento, embora muitos não fossem gays. Aludiram ao facto de virem apoiar a liberdade de expressão e a democracia em Israel, e expressar a sua oposição às atitudes tomadas pelos religiosos.
Os judeus ortodoxos não tiveram permissão para se aproximar do recinto, mas alguns líderes conseguirem verbalizar as suas opiniões e distribuir manifestos nos locais circunvizinhos.
Para a comunidade gay, esta "derrota" foi uma violação dos direitos humanos, sentindo-se traídos pelo facto de não ter havido parada e por o evento ter sido realizado longe do centro da cidade.
Espero que ao menos eles tenham aprendido a lição, e escolham outro local mais condizente com os seus propósitos...

Shalom, Israel!


Sem comentários: