sexta-feira, setembro 14, 2007

DESCOBERTO TÚNEL EM JERUSALÉM


Mais uma descoberta impressionante em Jerusalém vem confirmar a veracidade histórica dos registos feitos por Flávio Josefo na sua clássica obra "As Guerras dos Judeus" (felizmente já disponível em português) sobre os trágicos acontecimentos vividos durante a destruição do segundo templo (construído por Herodes).
Arqueólogos que escavavam no passado Domingo na Cidade de David, em Jerusalém, encontraram um túnel que remonta aos tempos da destruição do 2º templo pelos romanos (ano 70 d.C.). A reacção dos arqueólogos foi de espanto, pois procuravam a estrada principal e deram com este "tesouro", ao mesmo tempo que comprovaram a enorme estrutura desta construção.
Segundo o arqueólogo responsável pela escavação, o professor Ronny Reich, da Universidade de Haifa, o túnel fazia parte do sistema de escoamento da cidade e foi usado pelos judeus da época para se esconderem dos invasores romanos e eventualmente escaparem do incêndio que destruiu a cidade santa.
As paredes, a um metro abaixo do solo, tinham até 3 metros de altura e foram achadas intactas em muitos pontos.
Vasos e louça de barro intacta, moedas e outros artefactos comprovam o facto de que o povo viveu durante algum tempo no sistema de túneis da cidade, um facto que foi registado na obra "As Guerras dos Judeus", de Flávio Josefo. O túnel foi também rompido e penetrado em alguns pontos ao longo da sua extensão, por onde os soldados romanos entraram para capturarem os judeus que viviam debaixo das ruas.
Já foram escavados cerca de 100 metros na parte sul da Cidade de David, perto do tanque de Siloé. Nós mesmos observámos as escavações em Julho passado, e reconhecemos que o tanque de Siloé agora descoberto é o genuíno, ao contrário do que se pensava antes. O antigo túnel percorria cerca de 1 km debaixo de terra até às imediações do muro ocidental (muro das lamentações).
Cada vez mais as alegações dos muçulmanos de que Jerusalém nunca pertenceu aos judeus são ridicularizadas pelas provas científicas. Jerusalém é de facto a capital dos judeus, símbolo das maiores glórias e tragédias ao longo da História. Mas em breve voltará a ser o centro do mundo e receberá o Messias que estabelecerá o Seu trono no monte Sião.
Shalom, Israel!

Sem comentários: