domingo, setembro 16, 2007

SÍRIA COM ARMAMENTO NUCLEAR?


O raide israelita de há dez dias na Síria poderá ter revelado a existência de tecnologia nuclear oriunda da Coreia do Norte e transferida para a Síria - cita um número crescente de peritos e responsáveis israelitas e norte-americanos.
Os jornais israelita Yediot Ahronot e o britânico The Observer relataram no Domingo passado que pelo menos 8 jactos de combate israelita participaram no raide, penetrando na fronteira leste da Síria antes de atacarem aquilo que os oficiais temem seja uma instalação para a extracção de urânio. Além dos aviões de ataque , ambos os jornais referem que um avião de recolha electrónica de informações também sobrevoou o local do ataque a centenas de metros de altura para recolha adicional de informações.
O jornal americano Washington Post relatou que o ataque aconteceu exactamente 3 dias depois da atracagem de um navio norte coreano na Síria alegadamente para descarregar cimento. Um perito afirmou que tanto os EUA como Israel estavam convencidos que o carregamento continha equipamento nuclear de alta sensibilidade que capacitaria a Síria a lançar um programa de armamento nuclear.
Oficiais sírios negaram veementemente que hajam quaisquer estruturas nucleares algures no seu país.
Mas o antigo embaixador dos EUA nas Nações Unidas, John Bolton, disse ao Jerusalem Post que a simples lógica retirará as conclusões claras de que tanto o Irão como a Coreia do Norte procurariam um aliado que não esteja sob suspeita da produção de armamento nuclear para cobrir os elementos mais visíveis dos seus programas de armamento nuclear.
Bolton afirmou acreditar que a Síria está a providenciar estruturas para o enriquecimento do urânio para fornecer ao Irão e à Coreia do Norte, países que estão sob apertada vigilância por parte da ONU. Acrescentou ainda que não é por acaso que a Coreia do Norte esteve entre as nações que mais vigorosamente condenaram o alegado raide aéreo israelita na Síria.

Sem comentários: