quinta-feira, março 27, 2008

DESCOBERTA MOEDA UTILIZADA PARA PAGAR A TAXA DO TEMPLO


Arqueólogos israelitas descobriram uma antiga moeda em escavações realizadas na histórica antiga cidade de David. Segundo a Autoridade para as Antiguidades de Israel, esta moeda de prata era utilizada para pagar a "taxa do Templo", nos dias do Segundo Templo (contemporâneo de Jesus).
Esta raríssima moeda de prata achada numa escavação arqueológica no principal canal de drenagem de Jerusalém nos dias do Segundo Templo era denominada por shekel e usava-se normalmente para pagar a taxa de meio shekel para o Templo.
Segundo a Bíblia, os Judeus deveriam contribuir com meio shekel por pessoa para a manutenção do Templo.
O arqueólogo israelita Eli Shukron disse que a moeda deverá ter caído por acidente para dentro do sistema de drenagem: "Tal como hoje acontece quando uma moeda cai do nosso bolso e cai para dentro do sistema de esgoto nas nossas ruas, assim deverá ter sido há 2 mil anos atrás. Um homem estava a caminho do Templo e a moeda que ele tencionava utilizar para pagar a taxa de meio shekel caiu para o esgoto."
Quando o Templo foi construído, no sexto século a.C., todo o judeu era obrigado a contribuir com uma doação de meio shekel para a obra. Esta modesta quantia permitia que todos os judeus participassem na construção do Templo, independentemente da sua situação sócio-económica. Após a conclusão da obra, eles continuaram a recolher a taxa a todos os judeus de forma a pagar os sacrifícios públicos e equipar o Templo.
O shekel encontrado na escavação fora das muralhas da cidade velha de Jerusalém pesa 13 gramas, e tem gravada num dos lados a cabeça da divindade chefe da cidade de Tiro e no outro lado uma águia sobre a proa de um barco.
Apesar da importância da taxa de meio shekel para a economia de Jerusalém no tempo do segundo Templo, só foram encontradas até agora outras 7 moedas de shekel e meio shekel nas escavações em Jerusalém.
Coincidentemente, esta moeda foi achada dias antes da celebração da festa judaica do Purim, que começou há uma semana atrás, quando os judeus religiosos fazem uma oferta aos pobres, uma tradição que ganhou raízes na antiga prática virtuosa da contribuição para o Templo.
Shalom, Israel!

Sem comentários: