sexta-feira, março 21, 2008

MILHARES CELEBRAM A PÁSCOA EM JERUSALEM


Milhares de cristãos do mundo inteiro inundam as ruas empedradas da Cidade velha de Jerusalém, percorrendo um trajecto semelhante àquele que Jesus teria feito a caminho da Sua crucificação. Alguns carregando pesadas cruzes em madeira, percorrendo as 14 estações simbólicas na Via Dolorosa.
Esta celebração cristã reune milhares de participantes, muitos deles fascinados com a realidade de ver "Jerusalém ao vivo".
Esta Páscoa cristã coincide com a Festa do Purim, que reune também milhares de judeus e que celebra a libertação dos judeus na antiga Pérsia, por intervenção da raínha Ester. Nesta festa as pessoas saiem para a rua, divertem-se, trocam presentes e organizam desfiles com carros alegóricos, numa manifestação em tudo semelhante ao Carnaval do mundo ocidental.
Apesar das medidas de prevenção contra um eventual ataque terrorista, as ruas estavam cheias, e segundo informações recentes esta noite não se conseguia uma mesa vaga num dos muitos cafés de Tel Aviv.
Os israelitas são um povo habituado a conviver com as ameaças, mas nada os impede de viverem a vida de forma alegre e despreocupada. Talvez uma lição para todos nós que sempre andamos a queixar-nos de alguma coisa...
Shalom, Israel!

Sem comentários: